Fumaça preta: Cetesb multa mais de 200 veículos diesel

Passaram pela fiscalização da terça-feira 5.554 veículos

qui, 07/08/2008 - 8h57 | Do Portal do Governo

O comando de fiscalização contra a fumaça preta, realizado no dia 5 em quatro pontos da capital, multou 219 veículos a diesel. A ação é realizada pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA). Desde o início da Operação Inverno 2008, chega a 890 o número de veículos autuados, entre ônibus, peruas vans e caminhões. O motivo é a emissão de fumaça preta acima do padrão ambiental.

Passaram pela fiscalização da terça-feira 5.554 veículos. Registrou-se índice de 5,8% de desregulagem do motor. Este foi o sétimo comando realizado desde o início do inverno.

Os motoristas autuados nos pontos da Marginal Tietê (zona norte), avenidas Gastão Vidigal (zona oeste), Teotônio Vilela (zona sul) e Jacu-Pêssego (zona leste) receberam multa de R$ 892,80, mas podem recorrer e reduzir esse valor em 70%, caso façam a manutenção do veículo em uma das 120 oficinas credenciadas pela Cetesb, no prazo de 60 dias. A fiscalização teve o apoio da Polícia Militar e Ambiental.

Ação educativa – Ontem, ocorreu nova ação para avaliar a emissão de fumaça preta de veículos a diesel, mas, desta vez, de caráter educativo. Realizada na Marginal Tietê, na ponte de acesso à Rodovia Presidente Dutra, incluiu testes feitos com opacímetro, equipamento eletrônico que mede a quantidade de fuligem emitida pelo cano de escapamento.

Os testes não resultaram em penalidade aos motoristas cujos veículos foram reprovados. O objetivo era conscientizar os condutores sobre a necessidade da regulagem do motor, assim como fornecer subsídios técnicos e informações para futuras práticas de inspeção veicular com o uso do opacímetro.

A Operação Inverno 2008 é uma das ações do Respira São Paulo, um dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos da SMA.

Da Cetesb/SMA

(M.C.)