Fumaça de cigarro amplia risco de doença em paciente com HIV

Estudos realizados nos Estados Unidos comprovam vulnerabilidade de soropositivos

qui, 02/07/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

O risco de pacientes soropositivos serem afetados por doenças relacionadas ao tabaco é maior que nas pessoas que não possuem o vírus HIV. Uma pesquisa da Universidade de Yale (EUA) constatou maior probabilidade desse público de desenvolver doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), como o enfisema e a bronquite.

Diante da comprovação, a Secretaria Estadual da Saúde faz um alerta para fumantes ou fumantes passivos. Por meio do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids, a Pasta vai começar o programa de conscientização e tratamento para soropositivos que desejarem parar de fumar. O programa prevê acompanhamento de psicólogos e psiquiatras e o fornecimento de medicamentos.

“Está provado que a fumaça do cigarro potencializa ainda mais os riscos de algumas doenças, como enfisema e pneumonia, em pacientes soropositivos. O risco atinge não apenas aquelas pessoas que fumam, mas também os fumantes passivos, que ficam expostos aos malefícios do cigarro”, afirma o infectologista José Valdez Ramalho Madruga, diretor da unidade de pesquisa de novos medicamentos do centro.

Pesquisas

O estudo da Universidade de Yale (EUA) contou com a participação de 895 pacientes soropositivos e 653 soronegativos e concluiu que pacientes infectados pelo HIV apresentam 50% mais chances de desenvolver essas doenças do que os pacientes do grupo não infectado.

Outro trabalho, conduzido pelo pesquisador Philip Diaz, da Ohio State University (EUA), indicou que fumantes soropositivos podem ser até sete vezes mais propensos a desenvolver enfisema do que os não infectados. O estudo demonstra ainda sinais precoces da doença em 15% dos infectados e em 2% dos não infectados.

Da Imprensa Oficial