Fruticultores têm nova variedade de nectarina

Variedade da fruta mais produtiva e de alta rentabilidade foi desenvolvida por pesquisadores do Instituto Agronômico (IAC)

qua, 14/11/2007 - 12h37 | Do Portal do Governo

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, João Sampaio, lançou nesta quarta-feira (14/11), no Centro Apta Frutas, em Jundiaí, uma nova variedade de nectarina: a IAC Aurojima, atendendo a uma reivindicação dos produtores.

Os pesquisadores do Instituto Agronômico (IAC) conseguiram chegar a uma variedade mais produtiva (cerca de 30 toneladas por hectare) e de alta rentabilidade.

Durante a cerimônia, Sampaio falou sobre as demais ações da Secretaria voltadas para a fruticultura e a inclusão da nectarina como 13ª fruta a ser beneficiada com a subvenção do seguro rural.

Os fruticultores da região de Jundiaí se destacam entre os principais beneficiados pelo projeto de subvenção oferecido pela Secretaria por meio do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap), que banca 50% do prêmio pago pelo produtor para segurar a sua safra. As frutas, por serem mais susceptíveis às intempéries climáticas, são os produtos com maior procura.

O projeto beneficiou em 2007 cerca de dois mil produtores, 25% deles fruticultores da região de Jundiaí. Para a safra 2007/2008, são R$ 25 milhões em recursos disponíveis no Feap, que também abrange outras 23 culturas. Para participar, o produtor faz o seguro da sua safra com uma das seguradoras credenciadas e, com a apólice em mãos, ele procura a Casa de Agricultura local ou o Banco Nossa Caixa para aderir ao projeto. Aprovado pela área técnica, o produtor recebe a metade do valor pago de volta.

A fruticultura é uma das grandes apostas da Secretaria para a geração de renda no campo e a diversificação das atividades agrícolas no Estado. “Para o futuro, trabalhamos para a criação da Universidade da Fruticultura na região, reunindo todos os especialistas e os representantes dos elos da cadeia produtiva de frutas para o desenvolvimento de novos projetos”, afirma o secretário.

Da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento

(C.C.)