Frota do Ipem recebe mais cinco caminhões

Veículos serão utilizados para verificar balanças e medidas de grande volume

ter, 13/10/2009 - 16h30 | Do Portal do Governo

A frota do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo ganhou na sexta-feira, 9, o reforço de cinco caminhões. Com os novos veículos, as equipes do instituto ganharão agilidade e mais qualidade na verificação e fiscalização de balanças utilizadas em vários segmentos como concessionárias de rodovias estaduais e federais; do peso de caminhões transportadores de contâineres nos portos e as utilizadas nos terminais ferroviários para checar as cargas dos vagões. 

Foram entregues dois caminhões para a Capital (um para a regional Norte e outro para a regional Sul do Ipem) e dois para o interior (regionais de Ribeirão Preto e São Carlos). Um veículo multiuso dotado de plataforma elevatória para verificação de medidas de volume em grandes tanques foi recebido pelo Centro Tecnológico (Cetec) e será usado, também, nos postos de fiscalização de veículos-tanque que transportam produtos perigosos, como querosene, gasolina e álcool. 

Todas as especificações do projeto dos caminhões foram desenvolvidas pelos próprios engenheiros e técnicos do Ipem, que solicitaram modificações a partir da experiência de campo dos agentes. 

Outros Estados 

Os cinco caminhões entregues fazem parte de um lote de 16 caminhões sob a responsabilidade do Ipem-SP. Os veículos serão distribuídos para os órgãos delegados do Instituto Nacional de Metrologia de outros Estados. Após a realização das licitações para as carrocerias, equipamentos, pesos e acessórios, o Ipem-SP conseguiu destravar o processo de compras dos caminhões liberados para órgãos de outros estados.  Para o Ipem Espírito Santo o caminhão foi liberado para entrega também nesta sexta-feira, 9 de outubro. 

O Ipem Rio de Janeiro já recebeu dois veículos. O Ipem Minas Gerais, que já recebeu um, deve receber outro na próxima semana. Ipem Paraná, Inmetro Goiás e o Instituto Baiano de Metrologia (Ibametro) também receberam um novo caminhão. O processo para a liberação dos veículos para o Inmetro e Ipem Fortaleza já está tramitando e deve ser resolvido em breve. 

Do Ipem