Frota de carros aumentou e emissões veiculares diminuíram em São Paulo

Novo relatório da Cetesb aponta queda de emissões veiculares

qui, 03/09/2015 - 10h05 | Do Portal do Governo

As emissões de poluentes veiculares no estado de São Paulo estão diminuindo ao longo dos anos, embora em ritmo lento, isso é o que indica o novo Relatório de Emissões Veiculares (2014) produzido e disponibilizado pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb). O documento mostra que os programas de controle atuais têm gerado impacto positivo, principalmente quando leva em consideração que no mesmo período a frota aumentou sistematicamente.

Para tornar a informação mais detalhada e transparente, os dados gerados em diversos programas foram utilizados, atualizados e apresentados dentro da publicação deste ano. No relatório também é possível ver os indicadores e acompanhar a evolução dos programas atuais e a situação da frota circulante entre os anos de 2006 e 2014.

Esta edição traz a estimativa da emissão de gases de efeito estufa (GEE) provenientes dos veículos automotores, que totalizou 39 milhões de toneladas, com uma pequena diminuição em relação a 2013.

O relatório aponta que a redução dos poluentes veiculares ocorreu devido à queda no consumo de diesel e do aumento do uso do etanol, em substituição à gasolina.

Do Portal do Governo do Estado