Frio e clima seco aumentam casos de internação nos hospitais públicos

População deve redobrar os cuidados e se prevenir contra as doenças típicas do período

qui, 17/07/2008 - 11h31 | Do Portal do Governo

A chegada do frio aliada ao clima seco cria o ambiente ideal para o desenvolvimento de doenças respiratórias, como pneumonias, gripes, rinites, sinusites, alergias e resfriados.  Levantamento da Secretaria da Saúde mostra que o número de internações em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) em decorrência de problemas respiratórios cresce, em média, 25% no período de inverno, na comparação com os meses de calor.

Na capital paulista, já não chove há três semanas. Por isso a população deve redobrar os cuidados e se prevenir contra as doenças típicas do período. Manter a higiene doméstica, impedindo o acúmulo de poeira, evitar banhos com água muito quente, dormir em locais arejados, consumir frutas e verduras ricas em vitamina C e beber bastante água ajudam a melhorar a qualidade de vida nos dias frios.

“São cuidados simples, mas que fazem muita diferença. Assim como o calor, o frio também exige prevenção à saúde”, afirma o médico pneumologista Ricardo Tardelli, coordenador de Serviços de Saúde da Secretaria. Segundo o especialista, o período exige a retirada das roupas mais quentes e as de lã dos armários, o que pode desencadear um processo alérgico. “A presença de ácaros em roupas guardadas há algum tempo é bastante comum. É importante lavá-las antes de colocar em uso”, alerta. 
 
Da Secretaria da Saúde

(M.C.)