Frio aumenta sensibilidade de pessoas que fazem tratamento contra câncer

Instituto do Câncer de SP orienta sobre cuidados especiais que pacientes devem adotar neste inverno

ter, 20/07/2010 - 14h00 | Do Portal do Governo

Com a chegada do inverno, as pessoas que estão em tratamento contra o câncer precisam ter atenção e alguns cuidados especiais. Isso porque, nessa época do ano, essas pessoas ficam muito mais sensíveis ao frio. Pensando nisso, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira, ligado à Secretaria da Saúde e à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), preparou algumas dicas para que esse período não seja tão sentido pelos pacientes oncológicos.

Sintomas, como sensação de formigamento ou de choque, principalmente nas extremidades corporais (mãos e pés), surgem como efeitos colaterais de alguns quimioterápicos, principalmente os utilizados para tratamento de tumores no cólon, reto e estômago. É importante lembrar que, de maneira geral, pacientes com câncer devem ter atenção especial com a saúde nos períodos de inverno, uma vez que as medicações utilizadas no combate à doença também provocam queda na imunidade.

Alguns cuidados simples, como manter as mãos e pés aquecidos, evitar a ingestão de líquidos gelados e o contato com objetos frios, ajudam a minimizar o desconforto. No mundo todo, centros especializados em oncologia pesquisam novos fármacos para prevenção e tratamento destes efeitos colaterais.

“No Icesp estamos desenvolvendo um protocolo de pesquisa neste sentido”, adianta o oncologista clínico do Instituto do Câncer do estado de São Paulo (Icesp), Daniel Saragioto. Segundo o médico, apesar de bastante comuns, essas alterações são reversíveis: assim que o tratamento termina, os pacientes recuperam a sensibilidade.

Da Secretaria da Saúde