Frente fria chega a São Paulo nesta sexta-feira

Veja como fica o tempo esta semana em todo o Estado

ter, 02/09/2008 - 14h55 | Do Portal do Governo

Uma forte massa de ar seco mantém o tempo praticamente sem nuvens em todo o Estado de São Paulo. Essa condição permanece ao longo dessa semana e favorece a grande amplitude térmica, ou seja, faz frio pela manhã, mas aos poucos o sol brilha forte e a temperatura sobe. À tarde a sensação térmica fica bem elevada, mas com isso a umidade relativa do ar cai bastante e atinge níveis abaixo de 30%, especialmente no norte paulista.

Esse tempo seco, em conjunto com os ventos fracos, contribui para o aumento da poluição atmosférica, além de favorecer a ocorrência de queimadas em vegetação seca e em terrenos baldios.

Somente a partir de sexta-feira é que esse ar seco começa a perder força, com a aproximação de uma nova frente fria. A nebulosidade aumenta e no fim de semana há previsão de chuva fraca, de forma muito isolada nas regiões que fazem divisa com o Paraná e ao longo da faixa leste paulista, incluindo a Grande São Paulo.

PREVISÃO PARA 5 DIAS

Terça (02/09): O ar seco que toma conta de São Paulo mantém o tempo aberto em todo o Estado. Durante a noite, a ausência de nebulosidade provoca declínio acentuado da temperatura e por isso faz frio nas primeiras horas da manhã. Ao longo do dia, o sol brilha forte e a temperatura sobe, o que garante mais uma tarde de calor e baixa umidade relativa.

Quarta (03/09): O tempo não muda em todo o Estado de São Paulo. Permanece a condição de grande amplitude térmica e baixa umidade relativa à tarde, principalmente no norte paulista.

Quinta (04/09): Mais um dia com baixa sensação térmica pela manhã e calor à tarde. Não há previsão de chuva e o sol predomina em todo o Estado.

Sexta (05/09): Áreas de instabilidade que se propagam pelo sul de São Paulo aumentam a nebulosidade nas regiões que fazem divisa com o Paraná e na faixa leste do Estado, mas não há previsão de chuva. Nas outras áreas, o tempo permanece firme, com sol, calor e baixa umidade relativa à tarde.

Sábado (06/09): A passagem de uma frente fria de fraca intensidade provoca chuvas leves e isoladas no litoral, Vales do Paraíba e do Ribeira, divisa com o Paraná e Região Metropolitana de São Paulo. Nas outras localidades do Estado, a nebulosidade aumenta e a umidade relativa do ar volta a ficar um pouco mais alta, mas não há previsão de chuva.

Da Defesa Civil