Frente de Trabalho proporciona qualificação profissional e renda

Criado em junho de 1999, programa é voltado para cidadãos desempregados e em situação de alta vulnerabilidade social

seg, 29/04/2019 - 12h43 | Do Portal do Governo

Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Governo do Estado conduz uma série de iniciativas voltadas à geração e manutenção de empregos no território paulista. Uma das ações é o Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego, criado em junho de 1999 e conhecido como Frente de Trabalho.

Vale destacar que a iniciativa proporciona qualificação profissional e renda para cidadãos desempregados e em situação de alta vulnerabilidade social. Isso ocorre com atividades como limpeza, conservação e manutenção de órgãos públicos estaduais e municipais.

Atividades

O bolsista da Frente de Trabalho permanece no programa por até nove meses, com jornada de atividades de até seis horas diárias, quatro dias por semana. No quinto dia, ele faz um curso de qualificação profissional ou alfabetização.

Os participantes recebem mensalmente bolsa-auxílio de R$ 210, crédito para a compra de alimentos no valor de R$ 86 e seguro de acidentes pessoais. Eles prestam serviços de interesse local (quatro dias da semana – seis horas por dia) e frequentam o curso de qualificação profissional, um dia por semana. Ao todo, são 150 horas de capacitação.

O público-alvo do programa é composto por trabalhadores de todo o Estado desempregados há no mínimo um ano, maiores de 17 anos e residentes há pelo menos dois anos no território paulista.

Os interessados pelas vagas de emprego podem se cadastrar pessoalmente nos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) espalhados pelo Estado ou acessar os sites abaixo:

https://www.empregasaopaulo.sp.gov.br/imoweb/

https://empregabrasil.mte.gov.br

Municípios

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, 142 prefeituras já enviaram plano de trabalho para adesão à iniciativa. Confira, abaixo, a relação de municípios paulistas que integram a ação com cobertura em todo o Estado de São Paulo:

Américo de Campos
Aramina
Arujá
Batatais
Brotas
Catiguá
Cosmorama
Embu das Artes
Itapevi
Jandira
Marapoama
Mendonça
Miguelópolis
Nhandeara
Pindorama
Ribeirão Pires
Rio Grande da Serra
São José do Rio Preto
Santa Albertina
São Joaquim da Barra
São Lourenço da Serra
São Paulo – Fundo Social
São Paulo – SAP
Severínia
Taiuva
Uchoa
Votuporanga