Frente de ações do Estado comemora Dia Mundial da Água

Mais de 2 mil atividades foram programadas ao longo desta semana em todo o Estado

sáb, 22/03/2008 - 10h03 | Do Portal do Governo

Para marcar o Dia Mundial da Água, comemorado neste sábado, 22, o Governo de São Paulo programou ao longo da semana uma série de ações de conscientização do uso racional da água, com mais de 2 mil atividades em todo o Estado. O objetivo é mostrar que esse é um recurso natural cada vez mais escasso, principalmente nos grandes centros urbanos.

Pelo menos 250 municípios se engajaram no projeto “Mutirão Azul – água na medida certa!” da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. O ponta-pé inicial foi dado na quarta-feira, 19,  no Parque Villa-Lobos, na capital, com a presença do secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, e de 250 crianças das escolas municipais Santa Aparecida Siqueira da Silva, Paulo Zigg e Elvira Lafreve Sales Neto.

“É preciso parar de lavar a calçada com mangueira. Isso é um gasto imperdoável e um péssimo exemplo ambiental”, afirma Graziano. Ele lembrou que São Paulo, que concentra 35% do PIB e 22% da população nacionais, dispõe de apenas 1,6% da água doce disponível no país. Por outro lado, Graziano também citou iniciativas positivas, como a dada pela agricultura, que está se adaptando e utilizando método de gotejamento na irrigação.

Conscientização

No evento do Parque Villa-Lobos, os estudantes puderam visitar as instalações e exposições no chamado “Espaço do Mutirão Azul”, como a “Praça da Água”, onde monitores explicavam como funciona o ciclo da água. O espaço “Despoluindo o rio” recriou as margens de um rio e envolveu as crianças na limpeza da água, aproveitando para mostrar a seleção e reciclagem do lixo.

Além dessas atividades, foram feitas apresentações do carro-laboratório da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), mostrando como é feita a análise laboratorial de qualidade da água. A Cia Sufis apresentou a peça de teatro “A Nave Mãe” para as crianças. O grupo realiza vários espetáculos abordando a temática ambiental e continuará fazendo shows diários no Parque, às 10h e 15h. As atividades no Villa-Lobos se estendem até domingo, 23.

Programação da Sabesp

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) também elaborou ações no mesmo sentido: a Unidade de do Alto Paranapanema promoverá aos alunos das escolas púbicas, nas cidades da região, diversas atividades com destaque para as apresentações de peças de teatro. De forma interativa, as apresentações irão abordar assuntos importantes de forma direta e com linguagem bem humorada, fator que colabora na assimilação da mensagem. Com isso, espera sensibilizar os participantes para questões fundamentais como a preservação da água e do meio ambiente, equilíbrio ecológico do ecossistema e natureza.

Confira alguns dos eventos programados pela Sabesp:

Dia 22 e 30 de março –  Em Pirajú serão realizadas diversas apresentações de grupos locais e da orquestra de crianças do Projeto Guri. Além disso, os alunos das escolas municipais irão realizar o plantio de árvores na orla do Rio Paranapanema. O evento acontecerá das 8h às 17h na Praça Benedito Silveira Camargo – Centro. No dia 30, os funcionários da Sabesp, em parceria com a Prefeitura e Projeto Navegar, realizam a limpeza simbólica do Rio Paranapanema. Serão utilizados os barcos do Projeto Navegar, com apoio dos mergulhadores do Corpo de Bombeiros, e barcos da sociedade civil.

Dia 24 de março – Itapeva receberá o espetáculo teatral “A Nave Mãe”, uma peça interativa apresentada por atores manipuladores de bonecos e objetos. A fábula engloba século XXI (Homem no Espaço), Pré História, Invasão, Colonização, Preservação do Meio Ambiente, Reciclagem, Lixo, Desperdício, Polinização e Frutificação. Aborda-se a responsabilidade do ser humano na utilização do raciocínio e do conhecimento nas atitudes degradantes e nas de interferência reconstrutoras herdadas através de muitas gerações. O evento contará com a presença de 300 crianças da rede Municipal de Ensino e será realizado às 14h na Escola Municipal Prof. Celso Duch Villar, Rua Antonio Carlos Veiga nº 406, Vila Ribas.

Dia 24 de março – São Miguel Arcanjo receberá o grupo de teatro de bonecos ventríloquos “Zequinha e sua Turma”, que irá apresentar no palco uma abordagem artística sobre temas como: preservação de mananciais, economia de água, reciclagem, tempo de decomposição do lixo jogado no meio ambiente e muito mais. A apresentação será realizada às 14h no Centro Comunitário, Rua Rui Barbosa, 607 em São Miguel Arcanjo.

Dias 22 e 23 de março – Exposição no auditório do Núcleo de Educação Ambiental Parque das Flores, em Osasco, com equipamentos economizadores de água e maquete do ciclo da água. Das 8h às 17h.

Da Secretaria do Meio Ambiente com informações da Sabesp

(C.M)