Francisco Morato inaugura núcleo para mediação de pequenos conflitos

Agressor e vítima são convocados para uma resolução mais rápida do conflito

qui, 14/07/2016 - 13h02 | Do Portal do Governo

O Núcleo Especial Criminal (Necrim) é um espaço que incentiva a cultura de pacificação e do entendimento por meio da conciliação entre as partes. A iniciativa busca desafogar os trabalhos do Poder Judiciário, Ministério Público e da Polícia Civil, que poderá se concentrar na investigação de crimes mais graves. Agora a população do município de Francisco Morato também pode contar com este espaço mais próximo. No núcleo serão atendidas as ocorrências de toda a cidade.

O Necrim de Francisco Morato funcionará no prédio do Centro de Integração da Cidadania (CIC, na Rua Tabatinguera, 45, no centro. Três salas serão destinadas às conciliações. Inicialmente o atendimento será às terças e quintas-feiras, das 10h às 16h.

O Estado de São Paulo registra em média de 83 mil casos de menor potencial ofensivo todo ano. O número representa 230 ocorrências registradas por dia. Esse também é o volume de ocorrências que pode ser solucionado rapidamente nas audiências de conciliação do Necrim. No espaço, vítima e agressor são convocados para que seja feito um acordo e em média as questões são resolvidas em cerca de um mês.

O procedimento só é utilizado nos casos em que todas as partes são identificadas e, quase 90% dos casos chegam a um acordo. Com a instalação em Francisco Morato, o Estado de São Paulo passará a contar com 41 Núcleos Especiais Criminais no Estado.

Do Portal do Governo do Estado