Francis Hime se apresenta no Memorial com Orquestra Tom Jobim

Espetáculo acontece no sábado, 6, às 21h, com entrada franca

sáb, 06/10/2007 - 9h56 | Do Portal do Governo

Um dos principais compositores brasileiros das últimas décadas, integrante da genial geração pós-bossa nova, o carioca Francis Hime é o convidado especial da Orquestra Tom Jobim, dirigida pelo Maestro Roberto Sion, no concerto do sábado, 6, às 21h, no Memorial da América Latina.

Formada por bolsistas do Universidade Livre de Música, do Centro Tom Jobim, uma Organização Social da Cultura ligada à Secretaria Estadual da Cultura, a Orquestra Tom Jobim abre o programa interpretando um pout-pourri de composições de Tom Jobim, de quem Francis foi parceiro. Em seguida, homenageando o convidado e a Chico Buarque, executa um arranjo especial de Roberto Sion para música “Trocando em Miudos”, assinada pela dupla.

Francis abre sua participação, mostrando seu lado mais erudito, com sua “Fantasia para Piano e Orquestra”. Depois, interpreta, ao piano e voz, canções como “Passaredo”, “Sem mais Adeus” e “Vai passar”, entre outras.

Quem é quem

FRANCIS HIME

Representante da melhor geração de compositores brasileiros das últimas décadas, Francis Hime assumiu o papel de um dos principais protagonistas da música popular brasileira. Participou dos festivais dos anos 60 com canções interpretadas por Elis Regina, Roberto Carlos, Jair Rodrigues e outros. Fez parcerias com nomes como Vinicius de Moraes, Ruy Guerra, Chico Buarque, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Paulinho da Viola, Moraes Moreira e compôs trilhas para filmes e peças de teatro.

Estudou piano desde os seis anos no Conservatório Brasileiro de Música e em 1969 foi para os Estados Unidos estudar composição, orquestração e trilhas para filme com Lalo Schifrin, David Raksin, Paul Glass, Albert Harris e Hugo Friedhopfer.

Em 1986, escreveu a sua “Sinfonia n° 1”, apresentada pela Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência do próprio Francis. Sua “Sinfonia do Rio de Janeiro de São Sebastião” foi estreada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e apresentada na Praia de Copacabana para mais de 20.000 pessoas e na UNESCO, em Paris.

ORQUESTRA TOM JOBIM

A Orquestra Tom Jobim é uma resposta concreta ao futuro da música e, principalmente, ao jovem músico brasileiro, objetivando o resgate de obras tradicionais de grandes compositores brasileiros, a dedicação à obra do grande mestre Tom Jobim, a pesquisa e a experimentação musical.

Reunindo 43 músicos bolsistas entre 13 e 25 anos, sua formação sinfônica (cordas, madeiras e metais), somada à sessão rítmica (piano, contrabaixo elétrico, guitarra, bateria e percussão), fazem dela um corpo musical sui-generis que amplia consideravelmente as fronteiras da músicas. Tendo estreado no 31º Festival de Inverno de Campos do Jordão, já se apresentou com artistas de estilos diferentes da nossa MPB, como Elza Soares, Paula Lima, Chico Pinheiro, Germano Mathias, Dominguinhos, Claudette Soares, Alaide Costa, Johnny Alf, Nelson Ayres, Heraldo Do Monte, Arismar do Espirito Santo, Maurício Einhorn, Arrigo Barnabé e Zimbo Trio.

ROBERTO SION

Regente Titular da Orquestra Tom Jobim é um dos mais atuantes e respeitados nomes da música instrumental brasileira, além de saxofonista, flautista e clarinetista, reconhecido pelo seu trabalho de compositor, arranjador, maestro e professor. Foi vanguardista em utilizar os elementos do jazz e da música brasileira, seja ela Bossa Nova ou Samba, fazendo deste estilo sua marca registrada. Iniciou-se ao piano com 5 anos; aos 8 saxofone, clarineta, solfejo, harmonia e canto coral no Conservatório Lavignac, de Santos.

Estudou na Berklee School of Music, onde aprofundou seus conhecimentos de arranjo e improvisação e estuda saxofone com Joseph Viola,Ryo Noda, Lee Konitz e Joe Allard. Desenvolveu e aprimorou sua carreira de compositor e arranjador e estuda análise e composição com Damiano Cozzella, Olivier Toni, Willy C. Oliveira e H. J. Koellreutter.

Tocando desde os 11 anos, faz parte de seu curriculum sete albuns gravados, apresentações como solista em vários países da Europa, Estados Unidos, Japão e Israel. Desde 1998 atua no Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, onde é regente titular da Orquestra Jovem Tom Jobim.

SERVIÇO

Data: 6 de outubro de 2007, sábado, às 21h

Local: Memorial da América Latina – Auditório Simón Bolivar

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda.

Tel.: 3823.4768 – Entrada Franca

876 lugares – Acesso para deficientes físicos Ar condicionado

Do Memorial da América Latina

(I.P.)