Franca realiza semana de Relações Internacionais

Política externa da América Latina ancora debates

seg, 20/10/2008 - 20h58 | Do Portal do Governo

De 3 a 7 de novembro, a Faculdade de História, Direito e Serviço Social (FHDSS), câmpus de Franca, realiza a VI Semana de Relações Internacionais. Intitulado Política Externa na América Latina: Dimensão Histórica e Conjuntura Atual, o evento pretende ser um canal para orientação, divulgação de trabalhos e de contatos para estudantes e profissionais da área.

Rita de Cássia Biason, docente do Departamento de Educação, Ciências Sociais e Políticas da FHDSS explica que este é o único evento focado no tema organizado por uma universidade pública paulista. “O evento busca ampliar as referências teóricas metodológicas, aproximar pesquisadores e discutir a estrutura curricular dos cursos de Relações Internacionais na Unesp por meio de palestras, mesas-redondas e minicursos”, explica.

Entre os convidados, Marco Aurélio Garcia, assessor especial da Presidência da República, deverá prestar homenagem póstuma Ana Maria Stuart, ex-docente do curso de Relações Internacionais no câmpus de Franca, pesquisadora do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (Cedec) e membro titular do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional, do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais. “A professora manteve uma rica trajetória acadêmica, concentrando-se principalmente nas questões e desafios da integração latino-americana e da democracia nas relações internacionais”, ressalta Rita de Cássia.

Os convidados internacionais são Alfredo Bruno Bologna, diretor do Cerir (Centro de Estudos em Relaciones Internacionais) da Universidade Nacional de Rosário (Argentina); Carlos Gutierrez, diretor do CEE (Centro de Estudos Estratégicos) do Chile, e Rut Diamint, docente e pesquisadora da Universidade Torcuato Di Tella, Argentina.

Inscrições e informações:
www.franca.unesp.br
semanaderi@franca.unesp.br

Renato Coelho, da Unesp

(M.C.)