Fotossíntese da cana-de-açúcar é tema de workshop na Fapesp

BIOEN/PPP Ethanol on Sugarcane Photosynthesis será realizado na quarta-feira, 18, na sede da fundação

seg, 16/02/2009 - 13h01 | Do Portal do Governo

As características da fotossíntese na cana-de-açúcar e os mecanismos de fixação de energia da planta serão os assuntos centrais do workshop BIOEN/PPP Ethanol on Sugarcane Photosynthesis, que será realizado na quarta-feira, 18, na Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Uma atividade do Programa Fapesp de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN), o encontro reúne especialistas para discussão de um projeto de pesquisa de longo prazo sobre o tema.

Entre os pesquisadores convidados estão Fikret Mamedov e Stenbjörn Styring, da Universidade Uppsala, da Suécia. Em suas apresentações, eles irão abordar mecanismos de obtenção de energia por meio de fotossíntese natural e artificial. Marcos Buckeridge, do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB/USP), vai tratar das respostas fotossintéticas da cana-de-açúcar em condições de mudanças climáticas, em que a concentração de CO2 na atmosfera é alta. Antonio Augusto Franco Garcia, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), coordenará uma mesa redonda sobre pes quisa básica sobre fotossíntese (veja programação completa abaixo). As palestras serão em inglês, com tradução simultânea.

O workshop será aberto pelos professores Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fapesp, Luís Cortez, coordenador do projeto Diretrizes de Políticas Públicas para a Agroindústria Canavieira do Estado de São Paulo, um projeto do Programa de Pesquisa em Políticas Públicas (PPP) da Fapesp, e Gláucia de Souza, pesquisadora do Instituto de Química da USP e membro da coordenação do BIOEN.

Programa BIOEN

O Programa Fapesp de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN) apoia pesquisa básica e aplicada sobre biocombustíveis com o objetivo de promover o avanço do conhecimento fundamental para produção sustentável e aplicações em áreas relacionadas à produção de bioenergia no Brasil. A iniciativa conta com investimentos iniciais de R$ 73 milhões em diferentes esforços para pesquisa em instituições acadêmicas ou em associação entre universidades e empresas. Lançado pela Fapesp em julho de 2008, o BIOEN financia no momento projetos em três linhas de pesquisa: produção de biomassa para bioenergia, processos de fabricação de biocombustíveis e pesquisas sobre impactos socioeconômicos, ambientais e de uso da terra.

Serviço

Workshop BIOEN/PPP Ethanol on Sugarcane Photosynthesis

Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) – Rua Pio XI, nº 1.500, Alto da Lapa, na capital.

Data: 18 de fevereiro de 2009

Horário: das 9h às 12h30

9h  Abertura

Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fapesp

Luís Cortez, coordenador do Projeto de Políticas Públicas para o Etanol (Diretrizes de Políticas Públicas para a Agroindústria Canavieira do Estado de São Paulo)

Gláucia de Souza, Programa BIOEN/Fapesp

9h30  Sessão 1

Artificial Photosynthesis, por Marcos Buckeridge, IB/USP

The dynamics of thylakoid membrane from higher plants, por Fikret Mamedov, Universidade Uppsala (Suécia)

From natural to artificial photosynthesis: hydrogen from solar energy and water, por Stenbjörn Styring, Universidade Uppsala (Suécia)

11h00  Sessão 2

Mesa redonda: Pesquisa básica em fotossíntese, por Antonio Augusto Franco Garcia, (Esalq/USP)

12h30  Encerramento

Da Fapesp