Fotos panorâmicas revelam a relação Niemeyer/entorno

Exposição de fotos panorâmicas inéditas revela a relação das obras de Oscar Niemeyer com a paisagem em seu entorno

qua, 04/07/2007 - 10h01 | Do Portal do Governo

Mais de 54 fotos e mosaicos de monumentos criados pelo consagrado arquiteto foram clicados com uma câmera especial que permite visão panorâmica em 360º. Imagens panorâmicas de grandes dimensões – do Memorial, da Igreja da Pampulha, da Catedral de Brasília, dos museus de Niterói e de Curitiba, da Casa das Canoas, do Palácio da Alvorada, da Universidade de Constantine, da sede do Partido Comunista Francês…, entre outras – formam a exposição “Oscar Niemeyer 100 anos de encantamento”,que a Fundação Memorial da América Latina inaugura no próximo dia 4 de julho. São mais de 54 fotos coloridas de tamanhos variados, que vão de 6,00 X 1,00 m a imagens menores formando um belo mosaico niemeyeriano.

“São esplêndidas as fotos de 360º apresentadas no livro (exposição). Elas mostram como a arquitetura se integra nas paisagens mais diferentes e bonitas do nosso país”, afirma Niemeyer. Ele elegeu sua foto preferida no livro (exposição): a do interior da sede do Partido Comunista, em Paris. A força das imagens panorâmicas fica ainda mais evidente no espaço circular de mil metros quadrados da Galeria Marta Traba, deste Memorial.

A mostra evidencia não só a plasticidade e leveza dos monumentos e prédios do consagrado arquiteto, mas especialmente como eles fazem sentido em seu entorno. As ampliações de até seis metros e os mosaicos que compõem a exposição receberam um tratamento especial. A chamada fotografia em 360º é uma técnica que permite registrar a imagem em um único fotograma e, num giro completo, mostrar as obras sob uma nova perspectiva: a integração da arquitetura com a paisagem brasileira.

Idealizada a partir das fotos originais que ilustram o livro Oscar Niemeyer 360º – Minhas Obras Favoritas (editora 360º), dos fotógrafos Luiz Claudio Lacerda e Rogério Randolph, a mostra vai exibir fotos selecionadas entre as centenas de obras criadas por Niemeyer. Os fotógrafos viajaram durante oito meses pelo Brasil e por mais três países em busca do melhor ângulo e produziram imagens panorâmicas de prédios e monumentos do Rio de Janeiro à Argélia, passando por São Paulo, Minas Gerais, Curitiba, França e Itália.

Depois de 1.700 fotos e quatro reuniões com o arquiteto, mais de 200 foram escolhidas para compor as 238 páginas do livro lançado no Rio de Janeiro neste ano. Em São Paulo, a noite de autógrafos será no mesmo dia da abertura da exposição. Além das imagens expostas, serão projetadas as outras fotos que compõem o livro Oscar Niemeyer 360º .

Rogério Randolph cursou a Escola de Fotografia do Parque Lage e o MBA em marketing da Fundação Getúlio Vargas. Tem colaborado com publicações de fotografia e realizou as seguintes exposições: Filhos da Luz, Filhos da Luz II e Sete Dias em Havana.

Luiz Cláudio Lacerda começou a lidar com fotografia aos 15 anos no Centro Universitário de Fotografia da PUC-RJ. Em 1987 se transferiu para Milão, onde estudou arquitetura de interiores e fotografia nos Institutos Europeu de Design e Galileu Galilei. Ainda na Itália, trabalhou em uma agência de fotojornalismo, clicando teatros e concertos. Ao se formar, especializou-se em fotografia de arquitetura, decoração, stilll-life e paisagismo, começando a utilizar a técnica panorâmica de 360º. Em 96, publicou o seu primeiro livro de fotografia, intitulado Rio de Janeiro 360º, e participou como convidado do projeto do livro de decoração Décor Years Book. Desde 2000, em parceria com Rogério Randolph, vem registrando imagens em 360º de cidades brasileiras.

Serviço:

Exposição de fotos: Oscar Niemeyer – 100 anos de encantamento

Galeria Marta Traba – Fundação Memorial da América Latina Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Portão 1, 5

Barra Funda – São Paulo SP

Abertura: 4 de julho, às 19h30 Visitação: de 5 de julho a 5 de agosto. Horário: de terça a domingo, das 9h às 18h; Entrada Franca

Lançamento em São Paulo do livro: Oscar Niemeyer 360º, de Luiz Claudio Lacerda e Rogério Randolph, Editora 360º, Rio de Janeiro, 2007, 238 páginas, R$ 150,00.

Da Assessoria de Imprensa do Memorial da América Latina

(R.A.)