Fóruns Desafios do Magistério da Unicamp inspiram livro

Exposições e debates sobre alfabetização e letramento resultam no livro Alfabetização no Brasil: Questões e Provocações da Atualidade

qui, 12/07/2007 - 9h01 | Do Portal do Governo

As exposições e os debates sobre alfabetização e letramento realizados em várias edições do Fórum Permanente Desafios do Magistério da Unicamp resultaram na produção do livro Alfabetização no Brasil: questões e provocações da atualidade, organizado pelo criador do Congresso de Leitura do Brasil (Cole), Ezequiel Theodoro da Silva. O lançamento acontece no estande da Editora Autores Associados nesta quinta-feira (12), às 12 horas. Composta por artigos de oito estudiosos dedicados à análise da alfabetização e do letramento no Brasil, a coletânea oferece um conjunto de reflexões e estudos sobre o processo de alfabetização.

De acordo com o organizador, como aconteceu nos fóruns, o livro oferece respostas mais críticas sobre a possibilidade de reativar o uso de cartilhas como procedimento básico de educação, anunciada pelo Ministério da Educação, em 2006. A iniciativa, segundo ele, gerou uma forte polêmica na imprensa. A obra é produto desse momento crítico vivido pela educação brasileira. Assinam os artigos os pesquisadores Dione Luchesi de Carvalho, Elvira Cristina Tassoni, Isabel Cristina Alves da Silva Frade, Lílian Lopes Martin da Silva, Luiz Carlos Cagliari, Luiz Percival Leme Brito, Norma Sandra de Almeida Ferreira e Sérgio Antonio da Silva Leite.

No dia 10, os lançamentos contaram com autógrafos do poeta e escritor Décio Pignatari, que finaliza sua participação no Programa Artista-Residente da Unicamp. O escritor lamentou o baixo número de livrarias no Brasil, mas elogiou a iniciativa da Associação de Leitura do Brasil (ALB) em realizar um Congresso de Leitura e uma feira com um número expressivo de oferta de títulos. “Sabemos que no mundo a leitura é mediana. Estamos na era da quantidade e não da qualidade, porém os escritores especiais também têm seu público”, enfatizou.

Maria Alice da Cruz

Do Portal da Unicamp

(R.A.)