Fórum reúne mais de cem pessoas em Caraguatatuba

Durante as atividades foram feitas oficinas de sensibilização acerca da realidade do tráfico humano para fins de exploração sexual, trabalho escravo e

sex, 01/06/2007 - 8h02 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por intermédio do Escritório de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Seres Humanos, promoveu o terceiro fórum regional de discussão sobre a modalidade criminosa, em Caraguatatuba e reuniu 130 pessoas nos dias 29 e 30 de maio. As atividades já sensibilizaram a sociedade civil, operadores de turismo e gestores públicos em Sorocaba e São José dos Campos. Os trabalhos serão estendidos para outras oito importantes cidades do litoral e interior paulista.

Durante as atividades foram feitas oficinas de sensibilização acerca da realidade do tráfico humano para fins de exploração sexual, trabalho escravo e tráfico ilegal de órgãos. No segundo dia de evento, o público composto, principalmente, por gestores públicos das áreas de assistência social, educação, segurança pública e membros de conselhos tutelares, reuniu propostas para o Plano Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Seres Humanos, que será elaborado no segundo semestre de 2007.

Para a secretária municipal de Assistência Social de Caraguatatuba, Antônia Decanini Marcelino, o fórum regional é um avanço na participação municipal nas políticas públicas. “O tráfico de seres humanos é um problema de todos nós e o Plano Estadual neste sentido será construído com a contribuição das visões locais sobre a questão, para que funcione. Nós percebemos que se está trabalhando de outra forma”, acrescentou a secretária.

Nos dias 29 e 30 de maio foram destacados cinco representantes da região de Caraguatatuba das áreas de assistência social, saúde, educação, segurança pública e sociedade civil, a fim de formarem um comitê regional de prevenção e enfrentamento ao tráfico humano. O próximo fórum e oficina regionais acontece em Registro, no Vale do Ribeira, em meados de junho.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

(R.A.)