Fórum regional sobre drogas reúne 250 pessoas em Presidente Prudente

Participaram do encontro, na terça, 11, conselheiros municipais de entorpecentes e representantes de 30 cidades

qua, 12/03/2008 - 15h45 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, por intermédio do Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen-SP), reuniu 250 pessoas no fórum regional para a formatação da política estadual antidrogas, em Presidente Prudente, na terça-feira, 11. Participaram conselheiros municipais de entorpecentes e representantes de prefeituras de 30 cidades da região.

Os pressupostos da política nacional antidrogas foram a base para discussão dos grupos de trabalho formados. Os participantes trouxeram, principalmente, sugestões adequadas à realidade da região paulista e que possam ser efetivamente cumpridas. Dentre os temas pensados estão: prevenção, tratamento e recuperação, redução de danos, redução da oferta, legislação e pesquisa.

A presidente do Conselho Estadual de Entorpecentes, Luizemir Lago, considera muito proveitosa a mobilização regional para se tratar o problema da influência das drogas na sociedade. “Além de trazer mais conhecimento aos participantes, os encontros são um instrumento para fortalecer os conselhos municipais, pois, a grande maioria atua na base do voluntariado. Sua função é importante, cabe a eles articular a implementação de ações junto ao governo municipal”, observa.

O terceiro encontro com conselheiros municipais antidrogas será realizado no dia 2 de abril, em São José dos Campos. Está programado para junho deste ano o fórum estadual sobre drogas, na capital, que reunirá representantes de todo o Estado de São Paulo e fará a sistematização das propostas recebidas nos cinco fóruns regionais (Araras, Presidente Prudente, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Grande São Paulo).

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

(I.P.)