Fórum Latino-Americano debate criação de corredor hidroviário

nd

qui, 01/06/2000 - 18h25 | Do Portal do Governo

O Fórum Parlamentar Latino-Americano, promoveu nesta quarta-feira, dia 31, no auditório Teotônio Vilela da Assembléia Legislativa de São Paulo, o Seminário Interativo do Mercosul. A proposta do seminário foi debater a criação do Corredor Multimodal Bioceânico Hidroviário Atlântico-Pacífico Sul, integrando Brasil, Chile e Argentina, ligando-os, em um espaço de tempo mais curto, a mercados como o europeu e o americano.
Na abertura do evento, o presidente da Assembléia paulista, Vanderlei Macris, elogiou o projeto, dizendo que ‘ele promove a integração entre Brasil, Argentina e Chile e o desenvolvimento dessas regiões, aprofundando o intercâmbio econômico e cultural e também as relações políticas’.
Para Milton Flávio (PSDB), presidente do Fórum, ‘a construção de uma comunidade latino-americana forte é um grande auxílio no enfrentamento necessário aos demais mercados’. Ele ressaltou a necessidade de aprimorar projetos que sejam de interesse do Mercosul e disse que a presença do governador da província de Neuquén é um passo decisivo para que esse intercâmbio se efetive. Ao enfatizar a necessidade de união, o governador de Neuquén, Jorge Omar Sobisch, afirmou que ‘a constituição dessa zona poderá efetuar-se unicamente através de uma ação conjunta dos países que a formam’, e que ele espera que ‘não se criem dificuldades, já que existem vários fatores altamente favoráveis’.
O ministro de Planejamento e Controle de Gestão, José Ricardo Brillo, fez a apresentação da província de Neuquén nos seus aspectos econômicos, agropecuários e seu potencial industrial e turístico. Para o ministro, ‘o corredor permitirá unir o Mercosul, abrindo as portas para outros mercados, encurtando distâncias entre o Chile e o Brasil, passando pela Argentina’. E acrescentou: ‘O projeto abre as possibilidades de investimentos e áreas de negócios na província de Neuquén para empresários e entidades que se dispuserem a operacionalizar o corredor.’
Estiveram presentes ao evento o representante do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo, Renato Prado Guimarães, os cônsules-gerais da Argentina e do Chile, representantes da Union Empresarios Neuquinos, parlamentares neuquinos e paulistas. Segundo os participantes do seminário, a implantação do corredor hidrovário facilitaria a integração econômica do Mercosul.