Fórum irá discutir políticas públicas para a Cultura

Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Órgãos Estaduais de Cultura será realizado nos dias 4,5 e 6 de julho

seg, 25/06/2007 - 9h01 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Cultura, e o Itaú Cultural irão sediar, nos dias 4, 5 e 6 de julho a segunda assembléia geral de 2007 do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Órgãos Estaduais de Cultura. O objetivo é que os membros do Fórum estejam reunidos para discutir ações de políticas públicas para o setor da Cultura.

A pauta do Fórum prevê debates sobre o Plano Nacional da Cultura, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 150/2003, que propõe criar a obrigatoriedade da vinculação de recursos orçamentários para a Cultura da receita líquida das três esferas de governo, entre outros temas voltados à gestão de Cultura no país. A Unesco trará para discussão a Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, que visa estreitar os vínculos que unem a cultura com o desenvolvimento sustentável e fomentar o diálogo entre as culturas. O Itaú Cultural participa com exposições dos projetos regionais desenvolvidos pela instituição em todo o Brasil.

Segundo o presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Órgãos Estaduais de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira (secretário da Cultura de Mato Grosso), a movimentação motivada pelo evento já é significativa. Ele explica que foi dada a largada a um trabalho nacional, de mobilização política com os deputados e senadores para a urgente aprovação do PEC 150. “Nós, secretários e dirigentes de Cultura precisamos nos unir para informar os parlamentares da importância de melhorar os recursos da Cultura. Nesta reunião queremos traçar parâmetros e dar seguimento a essa ação”, diz ele, que nesta quarta-feira, dia 20, estará em Brasília para uma reunião com os representantes de Mato Grosso na bancada federal.

Irão participar da assembléia do Fórum em São Paulo todos os secretários e dirigentes de Órgãos Estaduais de Cultura ou seus representantes. Confirmaram presença os secretários do Acre, Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Tocantins. Além deles, estarão presentes Sérgio Mamberti, secretário da Identidade e Diversidade Cultural do Minc, Jair Meneghelli, presidente do Conselho Nacional do Sesi, e Jurema Machado, coordenadora da Cultura da Unesco.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura

(J.H.)