Fórum em São José dos Campos discute tráfico de pessoas

Evento reuniu 130 pessoas nos dias 21 e 22 de maio

qui, 24/05/2007 - 19h27 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania deu continuidade à realização de fóruns regionais de prevenção ao tráfico de pessoas pelo interior e litoral de São Paulo e reuniu 130 pessoas, dentre operadores do turismo e áreas correlatas, gestores públicos locais e representantes da sociedade civil, durante evento nos dias 21 e 22 de maio, em São José dos Campos.

Para o secretário-adjunto da Justiça e da Defesa da Cidadania, Izaias José de Santana, a realização dos fóruns e oficinas regionais de prevenção e enfrentamento ao tráfico humano é um passo inicial para o combate a essa atividade criminosa. “Espero que, a partir do trabalho desenvolvido nos fóruns, em 2008 haja ações práticas sendo feitas para coibir esse tipo de crime. E, num futuro próximo, tenhamos essa prática afastada de nossa realidade”, enfatizou o secretário.

Durante os dois dias de evento em São José dos Campos foram eleitos cinco representantes da região das áreas de educação, saúde, segurança pública, assistência social e sociedade civil, que reunirão propostas com os demais participantes e suas redes locais para a formulação do Plano Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Seres Humanos, no fórum estadual sobre a temática, a ser promovido no segundo semestre de 2007.

O delegado regional de Turismo de São José dos Campos, Paulo de Tarso Marques, considerou fundamental a realização dos fóruns na região. “Muitos aqui presentes não tinham idéia do quão próximo é o problema de tráfico de pessoas em nossa região. É importante que os operadores de turismo participem desse debate para que se conscientizem sobre a questão e possam trabalhá-la em seu ramo de atuação”, disse.

As oficinas e fóruns regionais continuaram percorrendo importantes cidades do Estado de São Paulo. Caraguatatuba recebe as atividades nos dias 29 e 30 de maio, a partir das 14 horas, no Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo (Cefet-SP), localizado à avenida Rio Grande do Norte, 450, no bairro do Indaiá.

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania