Fórum em Jundiaí discute medidas socioeducativas e maioridade penal

Inscrições devem ser feitas até sexta, 8; evento acontece dia 15

qui, 07/04/2011 - 17h30 | Do Portal do Governo

O Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca) de Jundiaí, organização social que compartilha a gestão da CASA Jundiaí, promove no dia 15 de abril (sexta-feira) um fórum de debates sobre a eficácia das medidas socioeducativas e a redução da maioridade penal.

O evento acontece na Cúria Diocesana de Jundiaí, cidade da Região Metropolitana de São Paulo, a partir das 8h. É necessário inscrever-se previamente pelo e-mail celmasemis@hotmail.com, informando nome e instituição para a qual trabalha. O prazo para inscrição termina na próxima sexta-feira (8 de abril).

O objetivo do debate é fortalecer as relações entre os atores da rede de atendimento que atuam na proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes do município.

“Somente a partir desse fortalecimento é que teremos mais efetividade nos resultados da medida socioeducativa”, explica a presidente do Cedeca Jundiaí, Lucinda Contini Lopes. “Assim, poderemos preparar as famílias dos jovens para recebê-los de volta.”

O público-alvo são profissionais de diversas áreas que atuam no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CRAS), além de conselheiros tutelares e da comunidade em geral.

A programação inclui palestra da diretora Técnica da Fundação CASA, Maria Eli Colloca Bruno, e do psicólogo e psicanalista Alexandre Moreno Sandri, gerente do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantil de Jundiaí e mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP). Serão tratados temas como a história da infância e da juventude no Brasil e a evolução de seus direitos, partindo da condição de menor a sujeito de direitos.

Ao final, haverá espaço para discussão em grupos. A previsão é que o encerramento ocorra às 13h.

Serviço

Fórum de debates sobre Medidas Socioeducativas e Maioridade Penal
Data: 15 de abril de 2011, a partir das 8h
Local: Cúria Diocesana de Jundiaí
Endereço: Rua Engenheiro Roberto Mange, 400, Anhangabaú
Inscrições até 8 de abril pelo e-mail: celmasemis@hotmail.com

Da Fundação CASA