Fórum do Agronegócio Paulista discute financiamento do setor

Evento é promovido pela Secretaria de Agricultura de São Paulo

ter, 18/07/2000 - 9h27 | Do Portal do Governo

São Paulo sedia no próximo dia 25, no Palácio dos Bandeirantes, das 9 às 17 horas, o I Fórum do Agronegócio Paulista – Recursos para financiamento da Agropecuária no ano agrícola 2000/2001. O objetivo do evento é fornecer um diagnóstico completo e informações detalhadas sobre todas as linhas de crédito rural e os novos mecanismos de mercado, de securitização e de seguro rural para agricultores, pecuaristas, industriais, comerciantes do mercado interno e exportador, visando o incremento de suas produções e conseqüentemente o crescimento do agronegócio paulista.

De acordo com o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, João Carlos de Souza Meirelles, será a primeira vez no Brasil que haverá uma exposição dos recursos disponíveis para alavancar o agronegócio, para tornar o produtor rural cada vez mais eficiente e profissional. A idéia, segundo Meirelles, não só abordar a questão do crédito rural, mas também outras formas de financiamento como CPR, CPR financeira e de exportação e seguro rural. O encontro inédito vai reunir representantes de bancos e órgãos públicos que dispõem de financiamento para a agricultura, pecuária e agroindústria, bem como todas as pessoas envolvidas nas cadeias produtivas do agronegócio de São Paulo.

O fórum será importante na retomada do desenvolvimento. O Estado de São Paulo, apesar de ser altamente industrializado (responsável por 45% da produção industrial nacional), também tem no setor agrícola uma grande força econômica, que corresponde a 15% da produção agrícola nacional e gera 15% dos empregos no Estado. O agronegócio representa 37,2% do PIB estadual. E o Governo do Estado elegeu este setor como o negócio de São Paulo, por ser uma fronteira de emprego, trabalho e renda.