Fórum discute alternativas para o desenvolvimento da Região Sudoeste do Estado

A idéia é melhorar a qualidade de vida dos moradores e dinamizar a economia local

qua, 02/08/2000 - 15h13 | Do Portal do Governo

Será realizado nesta sexta-feira, dia 4, na cidade de Piraju, o Fórum de Desenvolvimento da Região Sudoeste do Estado de São Paulo. O objetivo é discutir alternativas para o desenvolvimento visando a dinamização da economia local e a melhoria da qualidade de vida dos moradores dos 25 municípios da região. Os temas centrais são: turismo, indústria, comércio, serviços, agricultura, transporte e Meio Ambiente. O encontro terá a participação de secretários estaduais, prefeitos e representantes da sociedade civil.

Para cada painel de debate foram realizadas reuniões preparatórias chamadas de ‘Câmaras Técnicas’. Especialistas, agentes políticos e civis apontaram as principais ações necessárias, gerais e específicas para o fortalecimento de cada setor. A idéia é mobilizar as entidades públicas e privadas para promover o progresso das comunidades em todos os aspectos, usando racionalmente os recursos naturais disponíveis na região.

O Sudoeste paulista concentra o maior índice de pobreza do Estado destoando de outras áreas em fase de expansão e crescimento. ‘Nunca houve um programa de desenvolvimento para esta região e o desafio é recuperar o sudoeste do Estado, implantando programas sociais e econômicos em parceria com o setor privado para reverter as estatísticas’ afirma o secretário estadual da Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, José Aníbal. Segundo ele, os participantes do Fórum vão identificar as vocações econômicas da região e avaliar as ações que possam estimular o crescimento e a geração de empregos, prioridade do Governo Covas.

No total já foram realizados quatro fóruns. Em março deste ano, o Fórum de Desenvolvimento aconteceu em Registro, quando o Governo do Estado destinou recursos do Programa Estadual de Desestatização (PED) para projetos na área social no Vale do Ribeira.

Vinte e cinco municípios que compõem a região do Sudoeste do Estado:

* Integrantes da Associação dos Municípios do Vale do Paranapanema (Amvapa) – Piraju, Angatuba, Barão de Antonina, Capina do Monte Alegre, Coronel Macedo, Fartura, Itaberá, Itaí, Itaporanga, Paranapanema, Riversul, Sarutaiá, Taguaí, Taquarituba e Tejupá

* Integrantes do Consórcio de Desenvolvimento das Regiões Sul e Sudoeste do Estado de São Paulo (Condersul) – Bom Sucesso de Itararé, Buri, Capão Bonito, Guapiara, Itaberá, Itapeva, Itaporanga, Itararé, Nova Campina, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande, Riversul, Taquarivaí.

* Integrantes da Amvapa e do Condersul – Itaberá, Itaporanga e Riversul.

Fórum de Desenvolvimento do Sudoeste do Estado
Data: Sexta-feira, dia 4 de agosto de 2000
Horário: Das 8 às 16 horas
Local: Iate Clube de Piraju, Praça Benedito Silveira Camargo, nº 373 – Piraju-SP.

Confira os principais temas do fórum:

– Agricultura – Como principal atividade econômica do sudoeste paulista, a Agricultura é o tema de maior abrangência para discussão no Fórum. Dentre algumas das mudanças previstas estão: melhoria da infra-estrutura, comercialização e armazenagem dos produtos; incremento e fortalecimento da pesquisa e extensão rural; alternativas de crédito; incentivo fiscal regional.

– Indústria e Comércio – A intenção é promover de forma organizada o desenvolvimento, respeitando as vocações regionais (cerâmica, setor mineral, agroindústria e florestal). As principais ações são o financiamento, redução de impostos e implantação da infra-estrutura necessária.

– Turismo – A criação de um Fundo de Desenvolvimento Regional é a estratégia para explorar as tendências turísticas do sudoeste do Estado. Para o meio – ambiente serão apresentadas propostas para liberação de recursos para tratamento de efluentes e adequação de locais para destinação de resíduos sólidos em todos os municípios que carecem parcial ou totalmente deste benefício.

– Transporte – Será apresentado um plano para viabilizar a integração das rodovias da região sul e sudoeste paulista à Rodovia Régis Bittencourt, às ferrovias litorâneas e ao litoral para permitir o acesso aos portos de Santos, Paranaguá e São Francisco.