Fórum debate expansão do porto de Santos

Governo fará investimentos em obras infraestrutura e reduziu ICMS para a indústria naútica

ter, 01/09/2009 - 9h30 | Do Portal do Governo

O Governo vai investir R$ 20,6 bilhões na área pública. Entre os projetos em infraestrutura, um dos destaque será o Ferroanel Sul, que contará com 59 quilômetros de novas vias, ao lado do Rodoanel e do Mergulhão. Esses números foram apresentados pelo secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, durante palestra realizada na 7ª edição do Santos Export – Fórum Nacional para Expansão do Porto de Santos.  “As obras vão contribuir consideravelmente com o transporte e o escoamento de cargas para o porto de Santos”, afirmou o secretário. 

Entre as medidas econômicas, o secretário citou a redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para a indústria náutica. A alíquota aplicada para operações internas de produtos e serviços do setor de embarcações era de 25%. Com o incentivo, o governo de São Paulo reduziu substancialmente o ICMS, que passou a ser de 7%. “O Estado abriga cerca de 80 empresas fabricantes de embarcações, a maior parte localizada em Guarujá e Santos. O setor mantém mais de 10 mil empregos diretos”, disse.

Cerca de 500 pessoas participaram do fórum. O evento reuniu autoridades federais, estaduais, municipais e empresários do segmento portuário, logística, transporte e comércio exterior, além de sindicalistas, trabalhadores, membros de associações e comunidade em geral. O forum foi realizado no Mendes Convention Center, em Santos, na semana passada.

Da Secretaria de Desenvolvimento