Fórum de Itapetininga ganha mais duas alas

Prédio passou a ter plena acessibilidade, com elevador, rampa de acesso e sanitário para deficientes

sex, 16/05/2008 - 14h30 | Do Portal do Governo

Atualizada às 15h14

Foi inaugurada oficialmente nesta sexta-feira, 16, a ampliação do fórum do município de Itapetininga, no sudoeste paulista. O evento contou com a presença do governador José Serra e do secretário estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Antonio Marrey. A obra faz parte do plano de investimentos 2007/2008, que contempla 38 fóruns em 37 cidades, com aplicação de R$ 141,3 milhões pelo governo paulista.

“O governo do Estado tem feito o seu papel no esforço de investimento, o maior dos últimos 20 anos, no sentido de dotar sua Justiça com os equipamentos necessários a construção de uma sociedade democrática, onde todas as pessoas possam ter seus direitos garantidos”, disse o secretário Luiz Antonio Marrey, na cerimônia de  inauguração.

Para a ampliação do prédio foram edificados dois novos blocos (acoplamentos), com pavimentos térreo e superior cada. O primeiro acoplamento é constituído de JEC; 5º Ofício Cartório; 1ª Vara Cível Audiência, 2ª Vara Cível Audiência, Gabinete 1ª Vara, Gabinete 2ª Vara, Gabinete 3ª Vara, sanitários. Já o outro é composto de 1º Ofício Criminal Cartório; 2º Ofício Criminal Cartório; 1ª Vara Criminal Audiência, 2ª Vara Criminal Audiência, Gabinete 1ª Vara, Gabinete 2ª Vara, Gabinete 4ª Vara, sanitários.

O prédio público, com dois pavimentos, ganhou mais 628,3 metros quadrados de área útil e 14 salas (cartórios, gabinetes e varas). Além da ampliação, o prédio antigo foi inteiramente reformado. Agora, o fórum conta com 2.745,00 metros quadrados de área útil, sendo que no entorno foram realizados serviços de melhoria no passeio, no estacionamento e no sistema de drenagem externo. O prédio também passou a ter plena acessibilidade, com instalação de elevador, construção de sanitário para deficientes e rampa de acesso.

“A reforma e ampliação trará mais conforto para os operadores do direito e para a população. A presença da Justiça é a garantia de paz social, cidadania e respeito à vida”, explicou o secretário Marrey.

No sudoeste paulista, a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania anunciou, recentemente, a construção do novo fórum do município de Tatuí. A obra deve começar até o início de 2009 e faz parte do novo pacote que está sendo anunciado pelo Governo do Estado. Outras cidades que receberão investimentos em fóruns junto com Tatuí são: Rio Claro, Limeira, Pacaembu e Botucatu.

Manoel Schlindwein com Secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania

(I.P.)