Fórum de debates discute Habitação de Interesse Social

Objetivo do encontro foi a troca de experiência entre profissionais envolvidos na área de Habitação de Interesse Social

qui, 14/06/2007 - 9h02 | Do Portal do Governo

Profissionais da área social da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), ligada à Secretaria de Estado da Habitação, e da Cohab-SP, vinculada à Secretaria da Habitação do Município de São Paulo, participaram nesta quarta-feira, dia 13, de um fórum de debates dirigido a técnicos que atuam na área de Habitação de Interesse Social.

O evento foi realizado no auditório da CDHU, em São Paulo. Sob o tema “Trabalho Social em Assentamentos Precários e Urbanização” foram discutidas formas de integrar experiências de cada órgão da área habitacional da administração pública com o intuito de promover um processo de comunicação e articulação entre os profissionais que ofereça suporte ao trabalho das equipes técnicas.

“Esse encontro visa a troca de experiências vividas pelos profissionais da área social ligados à habitação. O Governo do Estado e as Prefeituras têm muitos problemas em comum no que se refere à pós-ocupação de empreendimentos ou ao trabalho de urbanização de favelas. Porém, a forma como cada órgão equaciona esses problemas varia de acordo com cada intervenção. Por isso é tão importante trocar experiências”, ressalta Sandra Pinheiro Mendonça, gerente de avaliação e ação institucional integrada da CDHU.

Para Nancy Cavallete da Silva, diretora social da Prefeitura de São Paulo, “Essa troca de experiência é muito importante e resulta em uma força de trabalho social. É importante ressaltar a importância do trabalho social, sem o qual nenhum obra, seja de urbanização de favela ou construção de moradias tem o mesmo êxito.”

Durante o ciclo de debate foram apresentados exemplos de intervenções que estão sendo realizadas pelos poderes públicos estadual e municipal. Entre eles o Projeto Pantanal, desenvolvido pela Secretaria da Habitação, por meio da CDHU, e a urbanização de favelas, como Heliópolis e Paraisópolis, pela Prefeitura de São Paulo. A área de intervenção do Projeto Pantanal, com cerca de 908 mil m2, situa-se na zona leste do município de São Paulo. É constituída pelos núcleos União de Vila Nova e Vila Nair, ocupados irregularmente por mais de 15 anos, e pelo empreendimento Vila Jacuí A, originalmente um vazio urbano. A intervenção do Projeto Pantanal objetiva a requalificação urbana e sócio-ambiental por meio de um conjunto de ações de caráter local e outras de porte metropolitano, visando a regularização fundiária e urbanística do assentamento, a melhoria da qualidade de vida dos moradores, a organização comunitária e a indução ao resgate da cidadania da população diretamente beneficiada.

Carlos Velame

Da Superintendente de Comunicação Social da CDHU

(R.A.)