Fórum da Unesp reúne especialistas em práticas de ensino

Prograd visa formação contínua dos docentes da Universidade

seg, 24/03/2008 - 17h44 | Do Portal do Governo

O I Fórum de Estudos e Práticas Pedagógicas da Universidade, que acontece de 27 a 29 de abril, em Águas de Lindóia (SP), é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) no âmbito do Programa Institucional de Formação Contínua de Docentes. Segundo a pró-reitora de Graduação Sheila Zambello de Pinho, o evento busca o intercâmbio de informações e de idéias.

“Será um espaço para a apresentação de experiências relacionadas à prática em sala de aula, além de ser mais um passo para a consolidação do Núcleo de Estudos e Práticas Pedagógicas”.

O evento pretende reunir articuladores, mediadores e participantes das Oficinas de Estudos Pedagógicos, criadas em 2005 e implantadas a partir de 2006 visando a capacitação contínua dos docentes. “As Oficinas tornaram institucionais as atividades presenciais e a distância, baseadas num processo de reflexão permanente sobre a prática pedagógica na sala de aula da Universidade”, destaca a pró-reitora.

Como parte do Programa de Gestão da Prograd, as Oficinas prevêem a preparação de agentes multiplicadores das iniciativas pedagógicas. “Na primeira etapa formamos 180 docentes, distribuídos em funções de articuladores e mediadores do Projeto. A segunda foi realizada nas próprias Unidades Universitárias e agora apresentamos a proposta de reflexão permanente sobre a qualidade do ensino na Universidade, com a criação do Núcleo de Estudos e Práticas Pedagógicas”, lembra a Pró-Reitora.

A conferência de abertura com o tema “O papel social da Universidade Pública no Brasil” será ministrada por Tullo Vigevani, diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), câmpus de Marilia. Nos dias seguintes ocorrem as mesas-redondas “Refletindo minha participação nas Oficinas Pedagógicas: experiência dos pólos”; “Docência na Universidade: o que faz a diferença”, com os docentes Newton Duarte, da Faculdade de Ciências e Letras (FCL), câmpus de Araraquara; Marília Freitas Tozoni Reis, do Instituto de Biociências, câmpus de Botucatu; e Silvana Aparecida Vidotti, da FFC.

Renato Coelho

Da Unesp

C.M.