Fornecedores de Cana aderem ao Protocolo Agro Ambiental

23 Associações de Fornecedores de Cana receberam o Certificado de Adesão

seg, 08/09/2008 - 21h15 | Do Portal do Governo

No último dia 04 de setembro, 23 Associações de Fornecedores de Cana, filiadas à Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil – Orplana receberam o Certificado de Adesão ao Protocolo Agro Ambiental. A cerimônia de entrega aconteceu na reunião anual da organização, no município de Sertãozinho, e contou com as presenças dos secretários estaduais do Meio Ambiente, Xico Graziano, e da Agricultura, João de Almeida Sampaio Filho.

“Temos que fazer do problema uma solução, o encontro de hoje é positivo nesse sentido, pois o setor canavieiro é o que mais vem cumprindo o Protocolo, e acredito que antes de 2014 a nossa região não estará mais queimando cana”, afirmou Graziano. Após a entrega dos Certificados o secretário salientou que queimar a palha de cana é um sistema medieval e cultural, mas com o compromisso de adesão ao protocolo será dado um passo na redução da poluição do ar e uma contribuição para minimizar os efeitos da baixa umidade que a região vem sofrendo nos últimos anos.

Xico Graziano, anunciou, que o Estado de São Paulo conta com 140 mil há de área recuperada,“a integração da agricultura com o meio ambiente é o que o Estado mais precisa”, finalizou ele.

Sampaio Filho relatou que está sintonizado com a questão ambiental e apesar do Setor estar passando por uma crise ele acredita que o investimento será revertido em renda, “Vamos terminar com as queimadas antes do que vocês imaginam.”, completou.

Além dos secretários de Estados estavam presentes na entrega dos Certificados José Alberto Gimenez, prefeito municipal de Sertãozinho, Ismael Perina Júnior, Presidente da Orplana, Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura e presidente do Conselho Superior do Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP, José Nilton de Souza Vieira, Diretor Substituto do Departamento da Cana-de-açúcar e Agroenergia – MAPA, Antônio Tonielo, presidente da Agrocana e Manoel Ortolan, presidente da Canaoeste – Associação de Sertãozinho.

O prefeito de Sertãozinho, José Alberto Gimenez, confirmou que o município já tem 100% de seu esgoto tratado e 80% do lixo doméstico reciclado e o aterro sanitário tem aprovação da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB. “Agora com a adesão ao Protocolo a cidade terá um investimento em tecnologia, será um trabalho com reconhecimento social e ambiental”, concluiu Gimenez.

O gerente do Etanol Verde – um dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos da Secretaria do Meio Ambiente -, Ricardo Viegas, reforçou que a adesão do Protocolo, pelas 23 Associações de Fornecedores de Cana, irá fortalecer o Setor na redução da queima da cana e também no cumprimento do prazo estabelecido. “Serão 100 mil ha a menos de queimada no Estado de São Paulo”. Ressalta Viegas.

Protocolo

O Protocolo Agro Ambiental do Setor Sucroalcooleiro Paulista, foi assinado em junho de 2007, pelos secretários do Meio Ambiente, Xico Graziano, e da Agricultura e Abastecimento, João Sampaio Filho, e pelo representante da União da Indústria de Cana de Açúcar – UNICA, e tem por objetivo induzir a redução da queima da palha de cana de açúcar, em prazo mais curto, do que o previsto na Lei Estadual de Queima, nº11. 241/02. O Protocolo prevê antecipar o fim da queima da palha de cana-de-açúcar para o ano de 2014, em áreas mecanizáveis, e em 2017, em áreas não mecanizáveis.

Para obter o Certificado de Conformidade Agro Ambiental os produtores agrícolas e das indústrias de cana-de-açúcar devem aderir aos termos do Protocolo de Cooperação, que estabelece ações destinadas a consolidar o desenvolvimento sustentável da indústria canavieira no Estado de São Paulo.

Da Secretaria do Meio Ambiente