Formada em Harvard, ex-estudante da rede estadual visita alunos

Nesta quinta-feira (7), estudantes de escola em Guarulhos conhecerão trajetória da cientista política e astrofísica Tábata do Amaral Pontes

qua, 06/06/2018 - 15h27 | Do Portal do Governo

A Escola Estadual Professora Benedita de Oliveira Ale, em Guarulhos, na Grande São Paulo, receberá uma visita especial na próxima quinta-feira (7). Os estudantes da unidade participarão de um encontro com Tábata do Amaral Pontes, cientista política, astrofísica graduada pela Universidade de Harvard (EUA) e ex-aluna da rede estadual de ensino.

A atividade, que será realizada no pátio da escola entre 9h e 16h, busca mostrar aos alunos a importância da dedicação aos estudos, de modo a obter uma boa colocação no mercado de trabalho. De acordo com os organizadores, os jovens conhecerão a trajetória da convidada como estudante da rede pública, além das conquistas da cientista política por meio da educação.

Dedicação

Com 23 anos, a astrofísica Tábata do Amaral Pontes cresceu na periferia da zona sul de São Paulo, no bairro da Vila Missionária. Ela cursou o Ensino Fundamental na Escola Estadual Professor Isaltino de Mello, localizada no Jardim dos Prados. A dedicação e a medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) renderam à estudante uma bolsa de estudos no colégio particular Etapa, no Ensino Médio.

A cientista política soma mais de 30 medalhas em olimpíadas de física, química, informática, matemática, astronomia, robótica e linguística. A possibilidade de estudar em outro país começou a se tornar realidade no segundo ano do Ensino Médio, quando Tábata obteve uma bolsa para estudar inglês na escola Cel.Lep. A jovem contou com a ajuda de instituições para cobrir os gastos do processo de candidatura às vagas das universidades norte-americanas.

Além da Universidade de Harvard, a brasileira também foi aceita por outras cinco instituições dos Estados Unidos, como Caltech, Columbia, Princeton e Yale.