Formação para o Interior oferece atividades gratuitas de fotografia, artes visuais e literatura

Programação será digital e interessados de qualquer localidade podem se inscrever

ter, 12/07/2022 - 10h00 | Do Portal do Governo

Oficinas Culturais Formação para o Interior é uma iniciativa que tem como objetivo promover, em parceria com as prefeituras dos municípios do interior, litoral e região metropolitana, a formação e a vivência da população no campo da cultura, através de oficinas e workshops gratuitos para interessados a partir de 16 anos.

Nesta edição, como têm ocorrido desde o início da pandemia, as atividades da Formação para o Interior serão no formato virtual, via Zoom, o que possibilita a participação de pessoas de todas as regiões do país que tenham acesso à plataforma. Desde 11 de julho, até o preenchimento das vagas disponíveis, pessoas de diversos locais já podem fazer as inscrições em atividades que ocorrem em agosto.

Uma delas é a “Oficina: Fotografando, espetáculos e bastidores”, coordenada por Bruna Grassi, fotógrafa especializada no registro de shows e espetáculos. Trata-se de uma oficina, composta por quatro encontros de duas horas, por meio da qual será possível conhecer melhor o universo da fotografia profissional de eventos culturais.

Para participar não é necessário ter conhecimento prévio da área, mas será preciso ter acesso a um equipamento fotográfico (câmera digital, celular ou tablet) e um software de edição (com acesso à internet). Serão 20 vagas distribuídas em duas turmas com datas, horários e links de inscrição próprios: A – 1, 3, 8 e 10 de agosto, das 10h às 12h, aqui; e B – 2, 4, 9 e 11 de agosto, das 14h às 16h, aqui.

A programação também conta com atividades para os apaixonados por Literatura e Letras. Durante a “Oficina de escrita: memória e infância”, os participantes serão convidados a usar as suas lembranças de infância durante o exercício de criação literária. Conduzidos pela escritora Eda Nagayama, os integrantes serão introduzidos aos elementos básicos da escrita, como espaço, tempo, personagens, ponto de vista, forma e intencionalidade. São 20 vagas e os inscritos serão divididos em duas turmas, com datas, horários e links de inscrição específicos: A – 2,4, 9 e 11 de agosto, das 14h às 16h, aqui; e B – 15, 17, 22 e 24 de agosto, das 18h30 às 20h30, aqui.

Já na “Oficina: Acesso e criação nas artes”, artistas e profissionais da cultura serão incentivados a pensar em novas formas de mitigar um problema relevante que permeia a sua área de atuação: a acessibilidade. Coordenados por Pedro Orlando, artista multimídia, educador e pesquisador, os participantes serão provocados por meio de discussões e reflexões teóricas e práticas a pensar em novas formas de tornar um projeto cultural acessível. Serão 30 vagas disponíveis para participar de encontros virtuais nos dias 8,10 e 15 de agosto, das 18h30 às 20h30 – inscreve-se por aqui.

No final do mês, no dia 30 de agosto, das 18h30 às 21h30, até 50 pessoas poderão participar da “Palestra: a diversidade linguística brasileira”. O encontro virtual, coordenado por Cecília Farias e Bruno Guide, profissionais e pesquisadores do tema, tem como objetivo desconstruir a ideia de que o Brasil é um país de língua única e mostrar a sua riqueza linguística e como esta se conecta com a sua identidade, história e cultura. É possível realizar as inscrições por aqui.

 

Fique por dentro dessas e das demais atividades da Formação para o Interior, que faz parte das Oficinas Culturais – programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis, conhecendo a agenda completa (aqui).