Formação na Etec garante emprego para 80% dos alunos

A cada cinco estudantes que se formam nas Escolas Técnicas Estaduais, quatro saem empregados

sex, 27/04/2012 - 18h38 | Do Portal do Governo

A formação nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) garante emprego para 80% dos alunos. A cada cinco pessoas que completam os cursos, quatro saem empregadas. Além disso, de acordo com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), das 50 melhores escolas estaduais, 37 pertencem ao Centro Paula Souza, que administra as Etecs e é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

A diretora da ETEC do Parque da Juventude, Márcia Loduca Fernandes, comenta que os dados são um reflexo da proposta que existe no Centro Paula Souza em formar um cidadão apto ao mercado de trabalho. É uma consequência de um esforço conjunto dos docentes em não se dedicar exclusivamente ao plano teórico, mas em investir, principalmente, em conhecimento prático, o que proporciona ao estudante desenvolver habilidades para o que irá enfrentar em sua jornada profissional.

A professora confirma que a procura das empresas por alunos e profissionais formados pelas ETECs é alta, e ressalta: “o índice de empregabilidade é expressivo devido ao trabalho feito em consonância com o mercado de trabalho. Dessa maneira as empresas têm preferência por esse profissional”.

As inscrições do Vestibulinho das ETECs para o segundo semestre de 2012 estão abertas e seguem até às 15h do dia 17 de maio. O acesso é feito pelo site www.vestibulinhoetec.com.br. A taxa é de R$ 25. Ao todo, são oferecidas 63.678 vagas em 79 cursos técnicos. Neste semestre, os candidatos podem indicar uma segunda opção de curso ou período no ato da inscrição, desde que sejam oferecidos na mesma unidade. O exame será no dia 17 de junho.

Do Portal do Governo do Estado