Força-tarefa fecha dois postos de combustíveis em São Paulo

No Autoposto Marselhesa Ltda. o Ipem-SP interditou duas bombas de gasolina. Na primeira, a cada 20 litros registrados no marcador da bomba, o consumid

sáb, 28/06/2008 - 15h33 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, fez uma blitz nesta sexta-feira, 27 de junho, juntamente com a Agência Nacional de Petróleo (ANP), Secretaria da Fazenda, Polícia Fazendária e Divisão de Investigação de Crimes contra a Fazenda, da Polícia Civil.

No Autoposto Marselhesa Ltda. o Ipem-SP interditou duas bombas de gasolina. Na primeira, a cada 20 litros registrados no marcador da bomba, o consumidor deixava de receber 140 mililitros. Para chegar a essa comprovação, os fiscais do Ipem-SP fizeram dois testes, com o gatilho da bomba totalmente acionado e com o gatilho parcialmente acionado. Em ambas as vazões o consumidor era lesado em 140 mililitros. Em razão disso o posto foi autuado e deve receber uma multa que varia de R$ 100,00 a 50 mil reais.

No mesmo posto, localizado na Rua Maria Cândida, nº 2.179, na Zona Norte da Capital, os fiscais do Ipem-SP interditaram uma segunda bomba por apresentar avaria no dispositivo que mede a densidade do álcool. Na mesma operação,  os  fiscais da ANP fizeram a análise da qualidade do combustível, atributo do órgão vinculado ao Ministério de Minas e Energia.

A análise do combustível em duas bombas de gasolina do posto revelou uma porcentagem de 62% de álcool na gasolina vendida, quando o limite é no máximo 26%. Em razão disso o posto foi lacrado pelos fiscais da ANP e o gerente do posto foi conduzido à delegacia de Polícia onde deve responder à acusação de crime contra a ordem econômica.

Um segundo estabelecimento, o Autoposto Flor da Luz, localizado na Rua João  Teodoro, nº. 28, Bairro da Luz, foi fechado por falta de recadastramento na Secretaria da Fazenda. Nesse posto as fiscalizações do Ipem-SP e da ANP não encontraram irregularidades.

Mais dois postos foram fiscalizados pela Força-Tarefa nesta terça-feira, 27 de junho. O Autoposto R.A. na Avenida Presidente Wilson, nº. 2594, no bairro do Ipiranga e o Posto Rio Branco, na Avenida São Miguel, nº. 3608, em Ermelino Matarazo. Nenhumairregularidade foi encontrada nesses estabelecimentos.

Em caso de dúvidas, reclamações ou denúncias, o consumidor pode recorrer ao serviço da ouvidoria do Ipem pelo telefone 0800 0130522 de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br.

 

Do Ipem-SP

(S.M.)