Força-tarefa fecha 2 postos de combustíveis em SP

Consumidor deixava de receber 140 ml de gasolina

seg, 30/06/2008 - 8h57 | Do Portal do Governo

O  Instituto  de  Pesos  e  Medidas  do  Estado  de  São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, fez uma  blitz  na última sexta-feira,  27,  juntamente com a Agência Nacional  de  Petróleo (ANP), Secretaria da Fazenda, Polícia Fazendária e Divisão de Investigação de Crimes contra a Fazenda, da Polícia Civil.No  Autoposto  Marselhesa  Ltda. 

Foram interditadas duas  bombas de gasolina. Na primeira, a cada 20 litros registrados no marcador da bomba, o  consumidor deixava de receber 140  mililitros. Para chegar a essa conclusão, os fiscais fizeram dois testes, um com o gatilho da bomba totalmente acionado e outro com o gatilho parcialmente acionado. 

Em razão disso, o posto  foi  autuado  e deve receber uma multa que varia de R$ 100,00 a 50 mil reais.

No  mesmo posto, localizado na Rua Maria Cândida, nº 2.179, na Zona Norte da  Capital,  uma segunda bomba foi interditada por apresentar avaria no dispositivo que mede a densidade do álcool. Na mesma operação, foi analisada ainda a qualidade  do combustível. 

A  análise do combustível, feita por fiscais da ANP em duas bombas de gasolina do posto, revelou uma porcentagem  de  62%  de álcool na gasolina vendida, quando o limite é no máximo  26%.  Por conta disso, o posto foi lacrado e o gerente do posto foi conduzido à delegacia de Polícia onde deve responder à acusação de crime contra a ordem econômica.

Um  segundo  estabelecimento,  o Autoposto Flor da Luz, localizado na Rua João   Teodoro,  nº.  28,  Bairro  da  Luz,  foi  fechado  por  falta  de recadastramento na Secretaria da Fazenda. Nesse posto as fiscalizações do Ipem-SP e da ANP não encontraram irregularidades.

Mais  dois postos foram fiscalizados pela Força-Tarefa nesta terça-feira, 27  de junho. O Autoposto R.A. na Avenida Presidente Wilson, nº. 2594, no bairro do Ipiranga e o Posto Rio Branco, na Avenida São Miguel, nº. 3608, em  Ermelino  Matarazo.  Nenhuma  irregularidade  foi  encontrada  nesses estabelecimentos.

Em  caso de dúvidas, reclamações ou denúncias, o consumidor pode recorrer ao  serviço  da ouvidoria do Ipem pelo telefone 0800 0130522 de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br