“Food Revolution Day” chega a SP nesta sexta-feira

Quem passar pelo Terminal Jabaquara poderá aprender a cultivar horta e conferir as novidades da Feira de Gastronomia Orgânica

qui, 19/05/2016 - 19h11 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) e a EMTU-SP, promoverão nesta sexta-feira (20) o evento que marca as comemorações do “Food Revolution Day” – iniciativa que debate as questões alimentares ao redor do mundo. A ação será realizada no Terminal Metropolitano Jabaquara, das 6h30 às 10h.

Durante as atividades, haverá demonstração da grande quantidade de sal existente nos produtos industrializados mais consumidos pelo brasileiro e como isso pode ser evitado com uma alimentação mais saudável, por meio de ações simples como cultivar uma horta em garrafas pet.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo diário de sódio recomendado não deve ultrapassar 2g. Mas, no Brasil, o consumo médio é de 4,7g, ou seja, duas vezes mais que a ingestão máxima recomendada. A iniciativa do Governo do Estado de São Paulo é providencial diante dos últimos números verificados no Brasil: 49% dos brasileiros estão acima do peso e – ainda mais grave – nossas crianças chegam ao índice de 36,6%. 

Atividades
Quem passar pelo terminal terá a oportunidade de aprender a separar um espaço em casa para o plantio, em garrafas pet, de ervas como alecrim, cebolinha, coentro, etc. As aromáticas podem ser uma ótima opção para a substituição do sal, garantindo mais sabor, qualidade de nutrientes e frescor dos alimentos a um baixo custo, além de incentivar o respeito à natureza. Folders serão distribuídos no terminal com as instruções.      

Ainda na sexta-feira, no período da tarde, a Secretaria promoverá a Feira de Gastronomia Orgânica Evolutiva com oficinas gastronômicas, palestras, dicas e alimentos orgânicos com bom preço para o agricultor. O evento ocorrerá das 14h às 19h, na Rua dos Comerciários, s/nº (ao lado do Terminal Metropolitano Jabaquara).

Food Revolution Day
O “Food Revolution Day” (Revolução Alimentar) é uma iniciativa do chef britânico Jamie Oliver, que começou na Inglaterra e atualmente ocorre em 510 cidades do mundo. No Brasil chegou pela primeira vez em 2012, nas cidades de São Paulo, Florianópolis (SC) e Brasília (DF). As crianças são o foco principal do evento, que pretende incentivá-las a se alimentarem bem, inclusive na fase adulta. 

SERVIÇO
Food Revolution Day
Sexta-feira, 20 de maio
Terminal Metropolitano Jabaquara
Das 6h30 às 10h

Feira de Gastronomia Orgânica Evolutiva
Sexta-feira, 20 de maio
Rua dos Comerciários, s/nº (ao lado do Terminal Metropolitano Jabaquara)
Das 14h às 19h 

Do Portal do Governo do Estado