Foliões devem se alimentar bem para evitar mal-estares

Combinação entre álcool e alimentos gordurosos pode sobrecarregar o fígado, alerta especialista do Programa Meu Prato Saudável, do Incor e HC

sex, 08/02/2013 - 10h12 | Do Portal do Governo

Assim como no resto do ano, o consumo de álcool deve ser moderado também durante o Carnaval. “A combinação excessiva da substância com alimentos gordurosos pode sobrecarregar as funções do fígado, provocando enjoo e dores de cabeça”, adverte a nutricionista do programa “Meu Prato Saudável”, Lara Natacci.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Para evitar os mal-estares depois da festa, a nutricionista recomenda o consumo de alguns alimentos que podem amenizar a sensação de corpo ruim e cabeça pesada. “O fígado é o órgão mais importante no processo de desintoxicação, por isso é recomendável ingerir alimentos que ajudem nesse procedimento”. 

De acordo com Lara, vegetais verde-escuros, ricos em clorofila, e os brássicos, como a couve-flor e o brócolis, ajudam a desintoxicar o corpo. Frutas vermelhas e arroxeadas, como amora, morango, uva e maçã contém antioxidantes que também podem acelerar o processo.

Além disso, é fundamental manter-se hidratado, com água ou água de coco, que ajuda a repor a energia perdida com a ingestão do álcool. 

Veja duas sugestões de sucos do programa “Meu Prato Saudável” para fazer no Carnaval.

Para desintoxicação
1 fatia média de abacaxi
100 ml de suco de laranja
100 ml de água de coco
2 folhas de couve
1 colher de sobremesa de salsa
1 colher de sobremesa de mel
Bater tudo no liquidificador

Para ‘desinchar’ o corpo
1/2 talo pequeno de erva doce
1 fatia de abacaxi
1/2 talo de salsão
200 ml de água
Bater tudo no liquidificador  

Do Portal do Governo do Estado