Foi aberto, nesta segunda-feira, o 3º Encontro de APLs

Para Goldman o evento é uma oportunidade para promover mudanças no setor produtivo paulista

seg, 24/11/2008 - 20h03 | Do Portal do Governo

Na manhã desta segunda-feira, 24, foi realizada a abertura do 3º Encontro de Arranjos Produtivos Locais do Estado de São Paulo, evento realizado pela Secretaria de Desenvolvimento em parceria com o SEBRAE-SP e a FIESP. Para o vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Alberto Goldman, o evento é uma oportunidade para provocar mudanças de relacionamento no setor produtivo paulista. “Nós buscamos reverter a cultura de competição entre as micro, pequenas e médias empresas, criando uma cultura de colaboração”, disse ele.

O presidente nacional do SEBRAE, Paulo Okamoto, elogiou a iniciativa e disse que o Governo do Estado de São Paulo dá o exemplo ao incentivar a discussão sobre o papel dos Arranjos Produtivos Locais. O diretor-superintendente regional do SEBRAE-SP, Ricardo Tortorella, concordou dizendo que há um enorme desafio a ser debatido sobre como entidades de classe e governos podem ser melhores alavancas para o desenvolvimento dessas empresas. “Hoje damos um importante passo nesse sentido”, completou.

Ao final da cerimônia de abertura, o vice-governador paulista destacou que é preciso incorporar as universidades ao setor produtivo. Segundo ele a inovação é um fator estratégico determinante para o sucesso das micro, pequenas e médias empresas. Goldman reafirmou também a importância política dessa iniciativa paulista. “Aqui em São Paulo nós temos as condições e até mesmo a responsabilidade de servirmos de exemplo para todo o país”, concluiu.

Da Secretaria de Desenvolvimento

(M.C.)