FMUSP estuda substância que reduz vertigem no climatério

Cinarizina pode ser eficaz no tratamento desse e de outros sintomas que acometem mulheres entre 45 e 60 anos

dom, 29/04/2012 - 16h10 | Do Portal do Governo

Estudo da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) mostra que, em prazos mais prolongados, o medicamento industrial cinarizina pode atuar no sistema termorregulador do organismo – que mantém a pessoa a uma temperatura interna quase constante.

A substância também ajudou no tratamento de sintomas como insônia, irritação, vertigem e ondas de calor de mulheres no período climatérico – fase de transição do período reprodutivo para um período não fértil – que não podem receber tratamento hormonal, dentre elas pessoas que já apresentaram câncer de mama.

De acordo com o ginecologista Pérsio Yvon Adri Cezarino, autor da pesquisa, “a vertigem foi o sintoma climatérico que durante a pesquisa teve a melhora mais significativa entre as pacientes que receberam o medicamento”.

A droga já é utilizada em tratamentos de vertigem e dores de cabeça por otorrinos, oftalmos e neurologistas. Atua como um vasodilatador, ou seja, promove a dilatação de vasos sanguíneos e auxilia no tratamento da circulação sanguínea insuficiente em casos de acidente vascular cerebral (AVC).

O estudo analisou 62 pacientes atendidas no Setor de Ginecologia Endócrina e Climatério do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP, com idade entre 45 e 60 anos, com predomínio da manifestação de fogachos no período climatérico, ondas de calor que variam de três a seis minutos e causam súbita vermelhidão do rosto da mulher, além de uma intensa sensação de calor no corpo e transpiração.

Do Portal do Governo do Estado