FMUSP divulga pesquisa de gene responsável por distúrbios sexuais

A pesquisa visa à compreensão dos complexos mecanismos envolvidos no desenvolvimento sexual normal e anômalo

ter, 04/09/2012 - 10h05 | Do Portal do Governo

A Unidade de Endocrinologia do Desenvolvimento do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), divulgou um estudo dos genes FGF9 e FGFR2 em pacientes portadores de distúrbios do desenvolvimento testicular. Foram analisados 33 pacientes portadores de distúrbios nos últimos dois anos.

LEIA TAMBÉM
Instituto de Psiquiatria busca voluntários com déficit de atenção e hiperatividade

O levantamento identificou uma nova mutação no gene FGFR2, que poder vir a comprovar a participação efetiva deste gene no distúrbio do desenvolvimento sexual em humanos, que gera anomalias nas gônadas sexuais. A pesquisa, coordenada pela bióloga Aline Zamboni Machado, visa à compreensão dos complexos mecanismos envolvidos no desenvolvimento sexual normal e anômalo.

Segundo a pesquisadora, a maioria dos pacientes chega ao Hospital das Clínicas sem diagnóstico. Ao perceber a disfunção, os médicos enviam um pedido de análise do cariótipo, exame realizado no Laboratório de Hormônios e Genética Molecular, além de vários outros exames. Os pacientes que apresentam as características da doença são convidados a participar da pesquisa.

Para mais informações, envie e-mail para: li_zamboni@hotmail.com

Do Portal do Governo do Estado