Flutuador desenvolvido pelo IPT percorre rio Tietê

Equipamento percorrerá 500 quilômetros do rio para medir os níveis de oxigênio

dom, 06/09/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

O flutuador desenvolvido no Centro de Engenharia Naval e Oceânica (CNaval) do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento, foi lançado no Rio Tietê pela TV Globo na terça-feira, 1, para a produção de uma série de reportagens dentro do Projeto Rios de São Paulo. 

Fabricado em isopor, coberto com material compósito (fibra de vidro + resina epóxi), o flutuador teve a geometria projetada dentro do CNaval, assim como sua usinagem, executada por um sistema automatizado com braço robótico. O equipamento, fornecido pela TV Globo, é composto por duas microcâmeras, um GPS para informar sua localização e um sensor para medir a quantidade de oxigênio na água. 

O flutuador iniciou a sua trajetória na cidade de Biritiba Mirim, próximo à nascente do rio e percorrerá 500 quilômetros até Barra Bonita. A rota completa dos 30 municípios inclui a capital, e o equipamento será acompanhado durante todo o percurso pelo aventureiro Dan Robson a bordo de um caiaque. 

As imagens gravadas ao longo do dia são extraídas pelo aventureiro. À noite o flutuador será recolhido à margem do rio e, ao amanhecer, será colocado no mesmo trecho, ficando exposto à correnteza do rio. 

Do Instituto de Pesquisas Tecnológicas