Florescem os Ipês Rosas da Marginal Tietê

Plantação na encosta do rio Tietê embeleza a cidade na primavera

seg, 22/10/2012 - 20h57 | Do Portal do Governo

Mais um ano em que a Marginal Tietê colabora com a mudança visual da cidade de São Paulo e deixa o trajeto mais prazeroso, retirando o cinza habitual da capital para pontos floridos cor-de-rosa. Quem passa por ali nessa época de primavera constata o resultado do paisagismo e do trabalho realizado diariamente por uma equipe de aproximadamente 140 homens do Daee, órgão ligado ao governo do Estado. Ao longo do rio, espécies de diversas cores e tamanhos alegram os 350 mil metros quadrados, equivalentes a uma área de 50 campos de futebol.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Além da florada dos Ipês Rosas, também estão floridos o Jacarandá Mimoso, Malvavisco, Espirradeira e a trepadeira Primavera. Os jardins mantidos na Marginal contam com aproximadamente 40 mil árvores, e comportam também outras espécies como aroeiras, quaresmeiras, paus-brasis, palmeiras, jatobás, ipês, chorões, manacás-da-serra e cerejeiras.

A manutenção inclui poda, reposição de plantas (são repostas, anualmente, três mil árvores e seis mil arbustos), irrigação dos jardins por caminhão-pipa, manutenção das vias de serviço e do sistema de drenagem superficial, mais a limpeza das baias, com a remoção de lixo e entulho. São removidas cerca de cinco mil toneladas de detritos, a cada ano. O material é enviado para aterros sanitários credenciados pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

Do Portal do Governo do Estado