Flip: TV Cultura dá espaço na web a novos escritores

A festa literária acontece entre os dias 2 e 6 em Parati, no Rio de Janeiro

ter, 01/07/2008 - 12h18 | Do Portal do Governo

Uma novidade marcará a cobertura desta edição da Flip – Festa Literária Internacional de Parati, que acontece entre os dias 2 e 6. Em decorrência do sinal da TV Cultura não pegar na cidade, pela primeira vez, durante todo o evento, a emissora disponibilizará sua programação, 24 horas, no Canal 51 – UHF.

Os moradores e turistas que estiverem em Parati terão a chance, além de ver os programas da TV Cultura, de assistir, em primeira-mão, as gravações ao vivo dos programas Roda Viva, que entrevistará Tom Stoppard e Inês Pedrosa, e Letra Livre, que receberá Caco Barcellos e Contardo Calligaris. Haverá ainda edições diárias, ao vivo, do Metrópolis, e a “História Colaborativa”, promovida pelo site do Entrelinhas, em que internautas poderão dar continuidade a histórias literárias, que serão selecionadas e mostradas pelo programa.

Presença forte e constante nas edições da FLIP, a emissora também fará uma cobertura completa do evento e, mais uma vez, terá uma tenda montada no Centro Histórico de Parati, para gravação de programas.

Cobertura

Durante os cinco dias, alguns dos principais programas da TV Cultura – Roda Viva, Metrópolis, Entrelinhas, Letra Livre, Vitrine, Zoom e Jornal da Cultura – cobrirão o evento e produzirão reportagens e edições especiais a serem exibidas nas semanas seguintes.

O Roda Viva gravará dois programas especiais no estúdio montado na tenda da TV Cultura. Serão entrevistados o dramaturgo e escritor inglês Tom Stoppard (domingo, 6, às 11h) e a jornalista portuguesa Inês Pedrosa (domingo, 6, às 14h). Esta última entrevista será exibida na segunda-feira, 7/6, às 22h40.

O Metrópolis, que agora vai ao ar às 21h30, será transmitido entre os dias 2 e 4, ao vivo, direto de Parati. Os apresentadores Cunha Jr. e Domingas Person mostrarão tudo o que acontece na cidade e trarão entrevistas com as personalidades presentes no evento. Na segunda-feira (7), o programa fará um balanço do que aconteceu em Parati no fim de semana.

O Entrelinhas, principal programa de literatura da emissora, apresentado por Paula Picarelli, também trará uma grande novidade durante a Flip: a História Colaborativa. O programa convidou os escritores Emilio Fraia e Vanessa Barbara para iniciar uma história, que está publicada no site (www.tvcultura.com.br/entrelinhas), e que os internautas darão continuidade. Será postada uma média de cinco versões por dia.

Ao final do evento, os dois autores darão a conclusão da história, que vai ao ar dia 20, às 21h30. A atração também fará uma reportagem na FLIP sobre o centenário da morte de Machado de Assis, um dos temas tratados no evento, e gravará entrevistas com vários escritores presentes na Festa Literária, a serem exibidas na edição do dia 13.

O Letra Livre, programa que promove encontros de escritores consagrados, apresentado por Manoel da Costa Pinto, promoverá o encontro do jornalista Caco Barcellos com o psicanalista e ensaísta Contardo Calligaris, no ar 14, às 20h30.

O Vitrine marcará presença nos bastidores do evento e fará um making of da FLIP, que irá ao ar no sábado, 5, às 19h30. Também gravará uma entrevista com o músico Carlos Lyra, para falar sobre os 50 anos da Bossa Nova, que irá ao ar no dia 12.

O Zoom gravará com Lucrecia Martel, roteirista e diretora argentina que tem, no currículo, longas como O pântano (2001), A menina santa (2004) e La mujer sin cabeza (2008). A entrevista será apresentada no dia 12, às 22h40

Por fim, o Jornal da Cultura trará, entre os dias 2 e 4, a partir das 22h, entradas ao vivo do evento.

Da TV Cultura