(Flash) – Usina Sérgio Motta terá mais quatro turbinas até o final de 2002

nd

sex, 20/07/2001 - 11h30 | Do Portal do Governo

Rosana – Além da turbina que está começando a operar oficialmente nesta sexta-feira, 20, a Usina Engenheiro Sérgio Motta (Porto Primavera) terá mais quatro até o final de 2002. De acordo com o cronograma divulgado pela Companhia Energética de São Paulo (Cesp), a 11ª turbina deverá entrar em operação no dia 30 de setembro; a 12ª em 31 de janeiro; a 13ª em 31 de maio e a 14ª no dia 30 de setembro do ano que vem.

A décima unidade geradora da usina será colocada em operação hoje pelo presidente Fernando Henrique Cardoso e pelo governador de São Paulo. Os jornalistas estão no local aguardando a chegada do presidente e do governador para o início da cerimônia. O equipamento tem capacidade para gerar 100 megawatts de energia. Esta potência é suficiente para atender uma cidade com aproximadamente 400 mil habitantes por mês. Com o funcionamento desta nova turbina, a capacidade instalada da usina passa para 1008 megawatts.

A Usina Engenheiro Sérgio Motta (Porto Primavera) começou a ser construída no início dos anos 80. Ela está localizada no distrito de Primavera, no município de Rosana, região do Pontal do Paranapanema. A primeira turbina foi colocada oficialmente em operação somente em janeiro de 1999 pelo governador Mário Covas. A 9ª unidade geradora foi entregue em abril deste ano.

A usina responde atualmente por 2,5% da potência instalada na Região Sudeste do país e 7,5% do parque gerador do Estado de São Paulo. Ela possui um sistema de transposição, formado por escada e elevador, para que os peixes vençam o desnível do rio na época da piracema. Trata-se do único sistema do gênero um funcionamento no País.

Gislene Lima / Adriana Reis