(Flash) – Saiba a diferença entre CDPs, CPPs, Penitenciária Compacta e Centro de Ressocialização

nd

ter, 27/03/2001 - 14h00 | Do Portal do Governo

São Paulo – A Casa de Detenção do Carandiru foi projetada para receber os presos que aguardavam julgamento. Entretanto, os governos anteriores não construíram um número de penitenciárias suficiente para abrigar os detentos que cumpriam pena. De acordo com o secretário estadual da Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa, as pessoas que eram julgadas na Casa de Detenção acabavam permanecendo no mesmo local.
“Conseqüentemente, os Distritos Policiais, que deveriam receber pessoas que passariam a noite ou, no máximo, o fim de semana, até que fossem liberadas ou encaminhadas para a Casa de Detenção, foram inchando”, explicou.

Além do enorme esforço para criação de vagas prisionais, o governo Covas criou um sistema para impedir a permanência de presos nos distritos policiais. Nesse modelo foram criados os Centros de Detenção Provisória (CDPs); as Penitenciárias Compactas; os Centros de Ressocialização e os Centros de Progressão Penitenciária. Saiba a diferença entre eles:

Centros de Detenção Provisória (CDPs) – Locais onde ficam os presos que aguardam julgamento. São pequenas unidades com cerca de 300 vagas.

Penitenciária Compacta – Após o julgamento, de acordo com a pena, os condenados seguem para uma penitenciária de regime fechado, semi-aberto ou para uma Penitenciária Compacta. Esta é como um CDP, mas com característica de penitenciária, com cozinha, oficinas e salas de aula.

Centros de Ressocialização de Presos – Unidades localizadas em cidades médias do Interior para abrigar presos primários e de baixa periculosidade. Esses Centros abrigam tanto detentos em regime semi-aberto como fechado.

Centros de Progressão Penitenciária (CPPs) – Local específico para abrigar os detentos que cumprem o final da pena. Em regime semi-aberto, esta é a penúltima etapa da sentença. Depois, o preso tem liberdade condicional ou vai para o regime aberto.

Cíntia Cury / Rogério Vaquero