(Flash) – Paulo Renato explica porque o primeiro convênio foi em São Paulo

nd

ter, 10/10/2000 - 18h42 | Do Portal do Governo


São Paulo – Durante evento no Palácio dos Bandeirantes, o ministro da Educação, Paulo Renato de Souza, destacou que esse é o primeiro convênio celebrado entre a União e o Governo Estadual com recursos do Projeto Escola Jovem, programa que prevê o repasse de recursos do Governo Federal para administrações estaduais em todo o Brasil visando a melhoria do Ensino Médio. Numa primeira etapa, o programa contempla investimentos de US$ 500 milhões, sendo US$ 250 milhões em empréstimos do Banco Interamericano ao Governo Federal e os 50% em investimentos dos Estados. “Em alguns Estados de maior renda, o repasse federal será menor, é o caso do Estado de São Paulo, que vai receber 40%”. Já nos Estados mais pobres, explicou o ministro, a proporção será inversa: até 60% de recursos da União e 40% de contrapartida estadual.

Paulo Renato disse que a reforma do Ensino Médio está em “via de implantação” e seu projeto contou com a colaboração direta da secretária paulista de Educação, Rose Neubauer. “A reforma procura abrir o horizonte do jovem, propondo alternativas tanto para o ingresso à Universidade ou ao ensino técnico, quanto para o mercado de trabalho”, definiu ele.
Nos últimos seis anos, o número de alunos matriculados no ensino médio em todo País teve crescimento de 67%, sendo que o Estado de São Paulo representa 30% dos alunos neste segmento. O ministro destacou os números para enfatizar a importância do primeiro convênio ser firmado em São Paulo, cujo o crescimento do Ensino Médio dos últimos quatro anos foi de 35%.

Gislene Lima/Macedo Junior