(Flash) – O Estado de São Paulo já está reduzindo consumo de energia

nd

sex, 18/05/2001 - 20h12 | Do Portal do Governo

O secretário de Energia, Mauro Arce, informou que o consumo de energia elétrica do Estado de São Paulo teve uma redução de 6,1% no período de 7 dias, entre 8 e 14 de maio, comparado ao mesmo período do mês de abril. Se for levado em conta apenas o consumo residencial esta redução chegou a 12%.

Segundo Arce, isso demonstra que a população já está economizando energia. O secretário reuniu a imprensa na noite desta sexta-feira, dia 18, na sede da Secretaria, para esclarecer dúvidas sobre as medidas anunciadas pelo Governo Federal para enfrentar a crise de energia no País.

“Não existe energia suficiente para ser distribuída e essas medidas são necessárias para se evitar os cortes”, afirmou Arce.

O secretário observou que aqui em São Paulo seria impossível fazer um apagão de 10% do consumo sem afetar os serviços essenciais, como hospitais, por exemplo.

Será feito um monitoramento diário no nível dos reservatórios de água das usinas hidrelétricas que atualmente estão em 30%, quando deveria estar em 50%.

O consumo da população será medido semanalmente a partir da geração da energia que está sendo distribuída. “Em quinze dias já poderemos ter idéia do comportamento do consumo”, disse o secretário.

Simão Molinari/Macedo Júnior/Carlos A. Prado