(Flash) – Exames de Covas revelam normalização do ritmo cardíaco

nd

sex, 24/11/2000 - 14h13 | Do Portal do Governo

São Paulo – O governador Mário Covas passou muito bem clinicamente de ontem para hoje, apesar de não ter dormido à noite, em conseqüência de uma agitação normal de um pós-operatório. ‘O único problema dele é noite mal-dormida’, disse o infectologista David Uip, médico particular do governador, ao relatar a sua evolução é muito boa, embora o humor, possivelmente provocado pela falta de sono, esteja ‘daqueles’. ‘Ele está bravo’, disse Uip.

De acordo com o 4º Boletim, divulgado ao meio-dia desta sexta-feira, dia 24, o estado clínico do governador evolui de forma satisfatória e o ritmo cardíaco que apresentara alterações na noite de quarta para quinta-feira, já voltou ao normal, conforme exames realizados pela manhã.

Quanto ao fato de Covas não ter dormido bem à noite, Uip, disse que o medicamento que ele estava tomando para aliviar as dores conseqüentes da cirurgia era um derivado de morfina e que pode causar reações como agitação e sudorese, sintomas registrados durante a noite. Dessa forma, os médicos optaram por substituir essa medicação por um analgésico a base de dipirona, que produz menos efeitos colaterais. ‘O governador dorme muito bem habitualmente, mas essa história de cirurgia, dreno e realimentação, cria um desconforto’, complementou Uip.

A alimentação está evoluindo de líquida para pastosa, ou seja, além de ingerir líquidos, o paciente já se alimenta de sopinhas e purê. Covas também continua a caminhar no quarto, agora sem o auxílio de outras pessoas. ‘Mário Covas é muito corajoso. Na relação com o médico ele é o paciente mais disciplinado que eu vi até hoje’, disse Uip.

De acordo com Uip, se o quadro clínico continuar evoluindo como nos três últimos dias, Covas deve ter alta dentro do tempo médio para a recuperação de cirurgias de grande porte, que varia de sete a dez dias.

A Assessoria de Imprensa do Instituto do Coração divulgará novo boletim médico amanhã, sábado, dia 25, por volta do meio dia.