(Flash) Banco Mundial e J-Bic devem financiar parte da Linha 4 do Metrô

nd

qui, 17/05/2001 - 18h40 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin recebeu na tarde desta quinta-feira, dia 17, a visita do chefe da missão do Banco Mundial (Bird), Jorge Rebelo, antes da assinatura do último contrato para financiamento da Linha 4 do Metrô.

Com 12,8 quilômetros de extensão, a Linha 4 – Amarela ligará o bairro da Luz à Vila Sônia (zona oeste), passando pela região de Pinheiros e Avenidas Paulista e Consolação. A primeira fase da obra está orçada em quase US$ 1 bilhão. O Banco Mundial e o J-Bic (Banco Japonês) devem financiar mais de US$ 400 milhões e o Governo de São Paulo, juntamente com a iniciativa privada, entram com a contrapartida.

‘Essa é uma linha fundamental, porque além de trazer o
metrô para a região oeste e até para a Região Metropolitana da Capital, ela integra todo o sistema’, afirmou o governador. ‘Ela será interligada com o trem que corre na Marginal Pinheiros, Linha Osasco/Jurubatuba, integrando trem/metrô. E vai integrar com o espigão da Paulista, a Linha 2’.

Alckmin prevê que a pré-qualificação para o processo de licitação deve acontecer no início do segundo semestre deste ano e o contrato deve ser assinado em 2002. ‘É um projeto pelo qual estamos lutando há muito tempo e que agora está chegando no encaminhamento final’, disse Alckmin.

Cíntia Cury/Carlos A. Prado