(Flash) – Alckmin ressalta a importância da Esalq para o progresso do Estado de São Paulo

nd

dom, 03/06/2001 - 16h08 | Do Portal do Governo

Piracicaba – O governador Geraldo Alckmin afirmou neste domingo, dia 3, em Piracicaba, durante cerimônia comemorativa aos 100 anos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), que a instituição é uma escola superior de excelência nacional e internacional, e que a agricultura sempre teve caráter civilizador. “A Esalq acompanhou as transformações na Agricultura de São Paulo e foi diretamente responsável por muitas delas”. Alckmin destacou ainda que a transferência da sede do Governo paulista para a Vila Nova Constituição, que hoje se chama Piracicaba, teve exatamente o objetivo de homenagear a parceria entre a Esalq e o progresso de São Paulo. Ele também ressaltou sua excelência científica e tecnológica. “São Paulo possui destacadamente uma grande plataforma tecnológica e o Governo do Estado considera da maior importância que ela continue se ampliando. Sem tecnologia não haverá competitividade para os produtos brasileiros, e sem ela reduz-se a própria soberania”.
Após a cerimônia, Alckmin, acompanhado pelo ministro da Agricultura, Pratini de Moraes, e do reitor da Usp, Jacques Marchovitch, plantou um ipê-amarelo, na praça do prédio central do campus, em homenagem ao governador Mário Covas. Na placa comemorativa estão as inscrições: Dentre as árvores brasileiras, o ipê é o que melhor simboliza a resistência – um predicado marcante na conduta do grande homenageado.
Também participaram do plantio crianças do projeto Pequeno Cidadão da USP de São Carlos. Ao todo, o grupo conta com 200 crianças, de 10 a 14 anos, que recebem reforço escolar, atividades esportivas, culturais e sociais no campus da USP São Carlos.

Cíntia Cury/ Valéria Cintra