(Flash) – Alckmin participa da posse da diretoria da Anfavea

nd

seg, 16/04/2001 - 19h13 | Do Portal do Governo

São Paulo – O governador Geraldo Alckmin acaba de chegar à sede do Clube Atlético Monte Líbano para participar da solenidade de posse das diretorias da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e do Sinfavea (Sindicato Nacional de Tratores, Caminhões, Automóveis e Veículos Similares).

O novo presidente das duas entidades da indústria automobilística é Hélio de Freitas Batalha, diretor de assuntos corporativos da Ford Motor Company Brasil. Batalha sucede a José Carlos da Silveira Pinheiro Neto, vice-presidente da General Motors do Brasil.

O faturamento do setor foi de US$ 16,3 bilhões em 1999, o que representou 9,2% do Produto Interno Bruto (PIB) industrial. No mesmo exercício, o investimento somou U$ 1,8 bilhão, ou 11% do faturamento. A indústria automobilística brasileira exporta para mais de 100 países, nos cinco continentes.

Em 2000, o resultado das exportações foi da ordem de US$ 3,9 bilhões. Nesse ano, estavam empregadas no setor, 97,5 mil pessoas. Com produção de 1,67 milhão de unidades, o Brasil ocupa o 12º posto na lista dos produtores. O Brasil detém a nona frota mundial de veículos, com um total de 18,3 milhões de unidades.

A Anfavea foi fundada em 1956, quando da implantação da indústria automobilística no País. As 27 empresas associadas à entidade têm, no total, 47 unidades industriais, e três por inaugurar. A rede distribuidora é da ordem de 3.700 estabelecimentos em todo o País.

Participam também da cerimônia, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Alcides Tápias, e o presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, Walter Feldman.

Takao Myiagui/Macedo Junior